Logo CNA

Bahia

Lançamento do Município Parceiro em Uruçuca reúne presidente do Sistema Faeb/Senar, prefeito da cidade e autoridades da região

14 de julho 2021

Por: Ascom Sistema Faeb/Senar

U1


O município de Uruçuca, no sul da Bahia, recebeu hoje a visita do presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, acompanhado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias, e outros colaboradores do Sistema Faeb/Senar. A comitiva foi até a cidade para o lançamento do programa Município Parceiro, mais uma inovação do Sistema Faeb/Senar para o fortalecimento do setor agropecuário baiano. Eles foram recebidos pelo prefeito da cidade, Moacyr Leite Junior; pelo diretor do IF Baiano, Daniel Oliveira; pelo vice-presidente do sindicato dos produtores rurais, Aguido Neto; vereadores da cidade e outras autoridades da região.

U2


Juntos, eles visitaram o Campus Uruçuca do Instituto Federal Baiano, primeiro centro de pesquisa de cacau do mundo. Lá, o presidente do sistema Faeb/Senar conheceu a estrutura do IF, que conta com um espaço para aulas práticas, salas modernas e laboratórios de ponta. “Essa estrutura é uma dádiva que Uruçuca tem, de primeiro mundo, que poderia estar em qualquer lugar do planeta. Nós precisamos dar uso ainda mais uso a este grande equipamento para beneficiar a sociedade, capacitar, qualificar e formar pessoas. O sistema Faeb/Senar está à disposição do IF Baiano para sermos parceiros nestes projetos", avaliou Miranda.

U3


Uruçuca faz parte da Costa do Cacau, importante região turística da Bahia e também no segmento de cacauicultura do estado. Através das ações do Sistema Faeb/Senar, por meio do programa Município Parceiro, a instituição vai levar para a região os programas técnicos e sociais, capacitação dos jovens da cidade, além da oferta de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para fortalecer ainda mais a agropecuária regional. “Este programa é pensado para ser construído em muitas mãos. Nós temos ideias, projetos e ações que podem ajudar a transformar ainda mais a cidade. Em parceria com a prefeitura, vamos entender quais são os potenciais que Uruçuca tem para desenvolvê-los, entender quais são seus gargalos e problemas mais críticos para que possamos ajudar a melhorar”, explicou Humberto.

U4 210714 174451


Entusiasmado com a visita e com a escolha da cidade entre os mais de 400 municípios baianos, o prefeito do município comemorou o início da parceria. “ Fomos honrados com essa escolha e com esse lançamento do Município Parceiro hoje aqui, recebendo a visita de Humberto e sua equipe. Agradecemos muito ao Sistema Faeb/Senar essa oportunidade, de estar entre os primeiros dez municípios para ter todos os serviços da Federação, do Senar e dos Sindicatos à disposição”.

U5


Ainda durante a visita, a comitiva também foi até a sede da prefeitura municipal e também do sindicato dos produtores rurais da cidade. Logo depois todos seguiram até a empresa Inaceres - líder em pesquisa, produção, processamento e comercialização de palmitos cultivados em todo o Brasil, onde foram recebidos pelo gerente Agroindustrial, Manoel Aboboreira; e pelo supervisor Agrícola, José Marcelo Pimentel.

U6

Finalizando a agenda do dia, a comitiva visitou a construção da Escola de Educação Integrada, em Serra Grande, distrito de Uruçuca. A obra, realizada pelo Governo Federal e pela Prefeitura Municipal, é a maior do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Brasil. O projeto está sendo construído em parceria do setor privado com a comunidade local de Serra Grande.

U7


Estiveram presentes o vice-prefeito, Dinho Argolo; o ex-vice-prefeito, Marcelo Dantas; os coordenadores do IF Baiano, Josué Oliveira e Cinira Fernandes; o diretor acadêmico, Diogo Gomes; o assessor do Gabinete, Tárcio Luid; o secretário executivo, Volney Fernandes; o presidente da AGSUL e assessor de comunicação, Josias Miguel; e os vereadores Jardel Félix Del Rei Galo, Willian Alves dos Santos, Jasson Porfiro dos Santos, Liliane Pereira Guimarães, Reinaldo Alves dos Santos, José Pedro de Oliveira Castro, Tiago Andrade Longo.

U8