Logo CNA

Paraná

Jurados começam a escolher os melhores queijos do Paraná
Premio Queijos Parana Jurados

Durante a manhã, produtos participantes passaram por uma primeira classificação, que define quais alimentos seguirão para disputar medalhas super ouro e da escolha do melhor queijo do Estado

5 de junho 2023

A escolha dos melhores queijos do Estado, pelo Prêmio Queijos do Paraná, deu a largada, na manhã desta quinta-feira (1º) com a classificação dos produtos inscritos. Durante a manhã, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, jurados especialmente treinados para fazer a triagem, deram notas que definem os queijos aptos a concorrer a medalha de super ouro. Ao longo do dia, além do julgamento, há uma extensa programação, com palestras, minicursos e a oportunidade de os participantes visitarem os estandes de entidades parceiras.

Para o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, a premiação é um divisor de águas que coloca os queijos do Estado no mapa nacional. “Tivemos 323 inscritos, o que mostra a diversidade incrível que existe em termos de produtos lácteos no Paraná. Esse é só o começo, pois tenho certeza que daqui para frente o mercado de queijos vai ganhar ainda mais fôlego e ser mais um produto na lista do agronegócio, que gera riquezas e empregos aos paranaenses”, projetou Meneguette.

O presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ronei Volpi, é um dos idealizadores do prêmio. “É uma grande satisfação para nós termos a chance de celebrarmos o Dia Mundial do Leite no mesmo dia em que fazemos esse evento. Como o Paraná transforma 5 milhões de litros de leite em queijo todos os dias, precisamos que essa cadeia que movimenta tanto a economia seja reconhecida e não só pela quantidade, mas também pela qualidade que é um dos nossos diferenciais”, aponta Volpi.

O Prêmio Queijos do Paraná é promovido por um comitê gestor, formado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae-PR e Sindileite-PR, com apoio de 28 entidades. “Nosso Estado é um produtor de vinhos, cervejas artesanais, e agora estamos descobrindo um universo enorme de excelentes queijos que se abre com esse prêmio”, disse Mabel Guimarães, gestora das indicações geográficas do Sebrae-PR, uma das entidades apoiadoras.

Participante viaja para prêmio pela primeira vez

Um ano e meio atrás, quando começou a produzir o queijo “Tominegro do Oeste” (inspirado em uma receita francesa), Gelir Giombelli, de Toledo, na região Oeste, nem imaginava que um dia participaria de um concurso como o Prêmio Queijos do Paraná. Porém, cerca de um ano atrás, enviou despretensiosamente seu produto para uma premiação internacional, em São Paulo. Ela não foi presencialmente, mas teve o alimento classificado com uma medalha de prata. Desde então a queijeira se animou a se engajar em concursos e resolveu prestigiar pessoalmente a premiação paranaense, em Curitiba.

Atualmente, Gelir tem 20 vacas em lactação e produz cerca de 500 quilos de queijo por mês. A maior parte ainda é do estilo colonial, mais tradicional na região. Porém, cerca de 60 quilos mensais são do queijo fino, que tem valor agregado quase três vezes maior. “O queijo colonial é mais para o dia a dia, tem outro público. Já o Tominegro do Oeste é um produto de degustação”, explica Gelir, que está com planos de ampliar a infraestrutura da propriedade e instalar uma pousada para receber turistas.

Etapas

A avaliação dos queijos acontece em três fases, todas no MON. Na primeira fase – de manhã –, o júri analisa os inscritos a partir de critérios técnicos e sensoriais, de acordo com a categoria inscrita. Para isso, cada jurado participou de um curso promovido pela própria organização do Prêmio Queijos do Paraná. Ao longo da avaliação, cada queijo receberá pontos de 0 a 20. Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais serão premiados com medalha de ouro. Para receber medalha de prata, é preciso fazer pelo menos 16 pontos. O bronze fica para os que atingirem 14 pontos.

Na segunda fase, no Auditório do MON, os queijos condecorados com medalha de ouro passarão por uma nova análise, em que os jurados podem premiá-los com o selo super ouro. Por fim, entre os produtos reconhecidos com o super ouro, será escolhido pelo júri o melhor queijo da primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná. A partir das 18 horas, ocorrerá a cerimônia de premiação.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas