Logo CNA

Jovens usam lives para mostrar potencial do agro
Lives jovens

Participantes do programa CNA Jovem participam e organizam transmissões ao vivo

2 de junho 2020
Por Senar

Brasília (02/06/2020) – Durante a pandemia do coronavírus, os participantes do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças do Sistema CNA/Senar, estão promovendo e participando de uma série de transmissões ao vivo para compartilhar informações sobre a atuação do setor agropecuário.

Para Izaura Sales, uma das vencedoras da segunda edição do CNA Jovem, as lives têm potencial para alcançar pessoas que não têm proximidade com o meio rural.

Izaura Sales (imagem antes da pandemia)

Izaura Sales (imagem antes da pandemia)

“Em tempo de distanciamento social, as lives mostram os desafios e a importância da agropecuária de maneira rápida e simples. Temos a oportunidade de chegar ao público que geralmente não conhece os detalhes desse setor”, ressalta Izaura, que é presidente da comissão jovem da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern).

Os assuntos são variados. Vão desde temas como a utilização de técnicas de correção de solo e gestão de estratégias para a suplementação animal na seca até debates mais amplos, como o papel do jovem brasileiro no período pós-pandemia.

Nas lives em que participou o presidente da comissão jovem estadual da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Lucas Lopes de Castro, mostrou como os produtores rurais estão superando os desafios que surgiram com a crise do coronavírus.

Lucas Lopes de Castro (imagem antes da pandemia)

Lucas Lopes de Castro (imagem antes da pandemia)

“Os produtores rurais permanecem produzindo alimentos para abastecer a população. A implantação de tecnologias na agropecuária contribui para o gerenciamento da produção, distribuição e comercialização, especialmente, nesse período de pandemia em que os produtores brasileiros têm mostrado o seu diferencial para expandir mercado.

Na avaliação de Camila Cardoso, a participação no programa CNA Jovem contribuiu para aprofundar o conhecimento sobre o agro e mostrar o posicionamento do setor em momentos de crise, como esse pelo qual passamos.

Camila Cardoso (imagem antes da pandemia)

Camila Cardoso (imagem antes da pandemia)

“Com a pandemia houve um aumento de lives com pessoas que são referências em suas áreas e agora estão mais acessíveis. É interessante acompanhar esse movimento e entender as diferentes visões sobre um mesmo tema. Eu me sinto honrada em poder contribuir e mostrar o posicionamento da agropecuária brasileira”, destacou Camila, que é integrante da comissão jovem da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato grosso do Sul (Famasul).

Eduardo Medeiros é representante da Rede CNA Jovem em Roraima e decidiu criar uma série de lives para compartilhar informações aos estudantes e pessoas recém-formadas na área de ciências agrárias.

Eduardo Medeiros (imagem antes da pandemia)

Eduardo Medeiros (imagem antes da pandemia)

“Eu acredito que esse conteúdo com a participação de especialistas, de pessoas que trabalham no setor ou de produtores rurais que estão dando a volta por cima diante dessa crise pode auxiliar outros jovens a entenderem a dinâmica do agronegócio”, disse.

O programa CNA Jovem já alcançou mais de 1.200 pessoas de todas as regiões brasileiras em alguma iniciativa de desenvolvimento de lideranças para o agronegócio. A maior parte integra a Rede CNA Jovem, um ambiente de conexão de egressos do programa em que têm a oportunidade de interagir remotamente.

“A Rede CNA Jovem mostra a sua contribuição nesse momento delicado pelo qual passamos. Esses jovens se destacam em suas carreiras profissionais e são convidados para compartilhar as experiências acumuladas após a participação no programa CNA Jovem e como estão atuando em defesa do setor agropecuário”, destaca a coordenadora do programa CNA Jovem, Fernanda Nonato.

Agenda das próximas transmissões ao vivo: (horário de Brasília)

02/06 às 21h: Comunicação no mundo digital: case Agrotins 100% digital
Com Luzêni Neres/ Instagram: @canalengenho

03/06 às 20h: Desafios e oportunidades da Mulher do Agro
Com o engenheiro agrônomo Eduardo Medeiros e a zootecista Maria Vivianne
instagram: @eng.agroeduardo @mviviannefreita

04/06 às 18h20: Sucessão no agro. Chegou a minha hora. O que fazer?
Com representantes das comissões jovens das federações de agricultura da Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Norte.
Instagram e youtube: @sistemafaeg

05/06 às 17h: Semana Mundial do Meio Ambiente Arborização Urbana
Com o engenheiro agrônomo Eduardo Medeiros
Instagram: @eng.agroeduardo

09/06 às 18h: Agropainel "Comercialização online como alternativa durante a pandemia" com a participação do gestor de Negócios da CNA, Wilson Brandão e as participantes da Rede CNA Jovem Luana de Souza (RR), Fernanda Ramalho (RR), Maria Vivianne (RN) e Rogeany Gonçalves (PB).
Youtube: Rede CNA Jovem

Todas às quintas às 19h: live sobre Gestão e Estruturação do Rebanho
Com o zootecnista Weder de Lima
Instagram: @wederzootecnista

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas