03/10/2021

CNA Jovem anuncia vencedores da quarta edição

Ricardo Dornas, Fernanda Nonato e Janete Almeida com os 5 vencedores individuais

Brasília (03/10/2021) – Os cinco participantes vencedores e o grupo destaque da quarta edição do CNA Jovem foram conhecidos no domingo (03) durante o último encontro virtual dia do programa, transmitido na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília.

Os destaques individuais foram Ana Carolina Zimmermann (Distrito Federal), Elienai Trindade dos Santos Silva (Bahia), Francisco Caio Vasconcelos (Ceará), Laerte Mendonça Neto (Minas Gerais) e Lucas Dierings (Paraná). O grupo vencedor foi o EducaAgro.

Os jovens foram escolhidos por mentores e pela coordenação do programa entre 10 finalistas. Além de se destacarem pela originalidade e implementação da iniciativa individual, eles foram reconhecidos pela competência de liderança que demonstraram pela atuação nos grupos. Eles foram premiados com troféus e uma missão técnica pelas principais regiões do agronegócio do Brasil, que será realizada em 2022.

O grupo EducaAgro se sobressaiu entre as 10 equipes formadas para apresentar soluções para os sete desafios prioritários do agro, com foco nas áreas institucional, sindical, político-partidária, educacional e empresarial. Todos os integrantes do grupo e o mentor receberam troféus, um notebook e inscrições para participar do Youth Agribusiness Movement International (YAMI) 2021.

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Janete Almeida, destacou o “amor contagiante” de toda a equipe que participa do programa e a conclusão com êxito do propósito de desenvolver lideranças.

“Finalizamos essa etapa com a sensação de um trabalho feito com muita maestria, excelência e pessoas engajadas. Agora temos mais 76 líderes do agro e queremos que todos continuem firmes nos seus propósitos. O trabalho é o que nos une ao alimento”, afirmou Janete.

A oradora da turma, Ana Carolina Zimmermann, lembrou dos desafios enfrentados ao longo dos 14 meses dessa edição e o processo de amadurecimento que cada participante vivenciou no programa.

“O CNA jovem foi um convite ao protagonismo. Agradecemos ao Sistema CNA/Senar por investir em nós. Sabemos que seremos cobrados e estamos preparados para isso. O CNA jovem não transforma o agro, ele nos transforma. E como líderes, nós nos comprometemos a mudar o agro”, disse ela.

Programação - Outro destaque da programação foi a palestra “Movimento que gera resultado”, com a campeã mundial em oratória Lena Souza. Ela falou sobre a importância da autoconfiança, da autoestima e da proatividade para aproveitarmos as oportunidades que aparecem na vida.

“O que faz a nossa vida é o movimento. Precisamos buscar capacidades, investir na nossa comunicação e tomar a decisão de dizer sim para viver grandes experiências. A coragem cria muitas oportunidades”, disse ela.

O participante Reinaldo da Silva Oliveira, da etnia Macuxi, de Roraima, gravou um depoimento sobre o CNA Jovem. Para ele, o programa é “grandioso” e contribui para que os direitos dos indígenas sejam garantidos e respeitados. O jovem Lucas Dierings fez um agradecimento ao Sistema CNA/Senar em nome da turma.

O consultor Rômulo Marques e os mentores Luciana Lacerda, Ana Paula Cenci, Marco Badejo, Vitor Líbanio, Paulo Henrique Leme e Philipe Lantos também fizeram depoimentos ressaltando a convivência e a troca de experiências com os jovens ao longo do programa.

A programação contou, ainda, com uma palestra do consultor da Rede CNA Jovem, Fernando Gheiner. Também participaram das atividades a coordenadora nacional do programa, Fernanda Nonato; o consultor de inovação do CNA Jovem, Fernando Ximenes; o consultor Gino Terentim e o apresentador Ricardo Dornas.

CNA Jovem - O programa é focado no desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar e busca estimular esse público a desenvolver habilidades e competências empreendedoras e inovadoras.

A quarta edição iniciou em agosto de 2020 e registrou 3.742 jovens inscritos com idade de 22 a 30 anos. Dos 80 jovens classificados para participar, 76 finalistas de todas as regiões brasileiras chegaram ao fim da edição. Eles receberam 300 horas de atividades, mentorias e conteúdos totalmente digitais.

O jovem que passa pelo CNA Jovem tem oportunidade de participar de atividades e de discussões de grande relevância. Desde a primeira edição, em 2014, aproximadamente cinco mil jovens já participaram de alguma etapa do programa.

Destaques individuais:

Ana Carolina Zimmermann (DF)

Elienai Trindade dos Santos Silva (BA)

Francisco Caio Vasconcelos (CE)

Laerte Mendonça Neto (MG)

Lucas Dierings (PR)

Grupos destaque:

1º) EducaAgro

2º) Elo 8

3º) SuperAgro

Veja as fotos do último encontro aqui.

Leia mais sobre o assunto:

Finalistas do CNA Jovem 2021 apresentam soluções para o agro

Programa CNA Jovem anuncia destaques da edição neste fim de semana 

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Veja também