Logo CNA

Sergipe

Instituto CNA e Sistema Faese/Senar realizam dia de campo do Forrageiras para o Semiárido
Imagem do Whats App de 2023 09 14 as 10 12 48

Mostrar o experimento na prática e aproximar o produtor rural e o público das soluções e tecnologias aplicadas pelos pesquisadores foram objetivos do Dia de Campo alcançados nesta quinta-feira

15 de setembro 2023

Pesquisadores da Embrapa Semiárido participaram do Dia de campo

Produtores de leite, estudantes, pesquisadores e técnicos participaram do primeiro Dia de Campo, do Projeto Forrageiras para o Semiárido, em Sergipe, realizado nesta quinta-feira (14), na Embrapa Semiárido, Campo Experimental de Nossa Senhora da Glória. O Projeto é resultado da parceria com o Instituto CNA e Embrapa, além do Sistema Faese/Senar em Sergipe e tem como foco promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária na região semiárida.

Mostrar o experimento na prática e aproximar o produtor rural e o público das soluções e tecnologias aplicadas pelos pesquisadores foram objetivos do Dia de Campo alcançados nesta quinta-feira. O dia de campo foi dividido em quatro estações: apresentação dos resultados da fase um do projeto; lavouras anuais – produção de silagem; sistema de pastejo e apresentação da fase dois; e implantação e manejo da palma forrageira.

A supervisora do Projeto Forrageiras para o Semiárido do Instituto CNA, a engenheira Agrônoma Alenilda Carvalho abriu o evento. “Esse projeto foi pensado no produtor que está inserido na região semiárida, que tem as dificuldades e os desafios de implantar uma pastagem ou de manter os seus animais produzindo mesmo numa estação seca”, explicou ao público.

Segundo o pesquisador Tadeu Voltolini, da Embrapa Semiárido em Petrolina, a partir da pesquisa serão feitas as recomendações das plantas forrageiras para uso em pastejo, dos capins no sistema de produção de palma e silagem mais adequados para as condições da região, norteando o produtor de leite do semiárido.

Para a estudante de zootecnia da Universidade Federal de Sergipe, Maria Eduarda o evento traz a oportunidade de conhecimento e contato com os produtores, facilitando o trabalho futuro que será de aumentar a produção com eficiência.

Já o produtor de leite, Edmar de Almeida, ressaltou que os resultados do Projeto Forrageiras para o Semiárido e o conhecimento adquirido em Dias de Campo como esse, contribuem para reduzir os riscos e perdas no plantio das plantas forrageiras na região, melhorando a produção e garantindo o alimento do rebanho.

O Instituto CNA e o Sistema Faese/Senar realizam o evento para aproximar o produtor rural da região de soluções tecnológicas que desenvolvam ainda mais a produção agropecuária. “Implementada a Fase 1 do projeto aqui na Unidade de Referência Tecnológica - URT de Nossa Senhora da Glória, agora seguimos para esta Fase 2, o momento agora é levar as novilhas ao pasto, onde serão avaliados alguns fatores como a resistência das plantas”, explica o supervisor e assessor da Faese, Célio Dantas.

Treinamento

Além do Dia de Campo, esta semana foi também de treinamento para os técnicos das URT’s de bovino de leite dos estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco e Sergipe, foi na URT de Nossa Senhora da Glória, que eles foram qualificados para coleta de dados.

Nesta semana o treinamento aconteceu na URT de Nossa Senhora da Glória

Forrageiras para o Semiárido

Desde 2017 o projeto avalia o potencial produtivo de plantas forrageiras às condições de clima e solo do semiárido e a capacidade de resiliência destas plantas às condições de pastejo por ovinos, bovinos de corte e leite.

São 12 unidades de referência tecnológica (URTs) distribuídas nos estados da região Nordeste e no norte de Minas Gerais, que testam mais de 20 plantas forrageiras entre gramíneas perenes e anuais.

O dia de campo contou com a participação dos pesquisadores da Embrapa Semiárido Tadeu Voltolini e Rafael Dantas, além dos técnicos de campo do projeto das unidades experimentais de Alagoas, Ceará e Pernambuco, que são as destinadas à bovinocultura de leite.

Matérias Relacionadas