URT de Monteirópolis consolida papel estratégico no Projeto Forrageiras em Alagoas
Unidade de Referência Tecnológica vem se consolidando como um espaço de difusão de conhecimento e inovação para a pecuária da região com visitas técnicas e dias de campo que mobilizam estudantes, produtores e técnicos
Guilherme Lamenha
Fonte: Ascom Sistema Faeal/Senar
A Unidade de Referência Tecnológica (URT) do Projeto Forrageiras para o Semiárido, localizada em Monteirópolis, no Sertão de Alagoas, vem se consolidando como um espaço de difusão de conhecimento e inovação para a pecuária da região. O projeto, que é uma iniciativa do Sistema Faeal/Senar com o Sistema CNA/Senar/ICNA, em parceria com a Embrapa, busca oferecer soluções práticas para o desafio da produção de alimento para os rebanhos em condições de seca prolongada.
Nos últimos meses, a URT de Alagoas recebeu uma série de visitas técnicas e dias de campo, que vêm reforçando sua importância como laboratório vivo para produtores rurais, técnicos e estudantes. De setembro de 2024 a setembro de 2025, o espaço já recebeu turmas do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/AL; de universidades, de cursos do Sebrae e além de dois grandes Dias de Campo que reuniram mais de 230 participantes. Os visitantes são recebidos pelo responsável pelo projeto em Alagoas, Otávio Couto Salgado.
Entre os destaques, a visita de 15 alunos de Zootecnia em setembro de 2024, o Dia de Campo de novembro do mesmo ano, que mobilizou 140 pessoas, e a sequência de capacitações promovidas em 2025 com as turmas do ATeG, que contaram com a participação direta dos supervisores Leonardo Alves, Ellyson Rocha, Mariana Ferreira, Juciêdes Rodrigues, Wesley Reniberg, Érica Gomes e Saul Melo.
Além do balanço positivo, o cronograma prevê novas ações até o fim do ano, com seis visitas técnicas já agendadas entre outubro e dezembro de 2025, garantindo a continuidade do processo de difusão tecnológica e troca de experiências. “Ainda este ano teremos turmas de técnicos de campo dos supervisores Taciana Salvador, Cynthiane Albuquerque, Alice Rocha, Tatiana Salvador e Mayara Alves”, informou a superintendente adjunta do Senar Alagoas, Luana Torres.
Segundo a CNA, o objetivo do projeto é levar conhecimento aos produtores e técnicos, para que eles possam conhecer, na prática, quais espécies forrageiras se adaptam melhor ao clima do semiárido, assegurando a oferta de alimento para o gado mesmo nos períodos mais críticos.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, a unidade de Monteirópolis representa “um marco importante para o fortalecimento da pecuária sustentável no estado, ao colocar conhecimento científico a serviço do campo”.
Com a agenda de visitas em andamento, a expectativa é que mais produtores tenham acesso a essas informações, consolidando a URT em um verdadeiro ponto de referência regional no enfrentamento à seca e no fortalecimento da pecuária de corte e leiteira em Alagoas.