Logo CNA

Minas Gerais

FIP abre mais 600 vagas para assistência no Triângulo Mineiro
FIP vagas para o Triangulo Mineiro 2

O Projeto FIP Paisagens Rurais está com 600 vagas abertas para assistência gratuita a pecuaristas de corte e de leite inseridos na Bacia do Rio Tejuco, no Triângulo Mineiro

20 de junho 2022

O Projeto FIP Paisagens Rurais está com 600 vagas abertas para assistência gratuita a pecuaristas de corte e de leite inseridos na Bacia do Rio Tejuco, no Triângulo Mineiro. O projeto é financiado pelo Banco Mundial e executado pelo Sistema FAEMG, com apoio de entidades parceiras, e atualmente assiste 1.652 produtores em Minas Gerais. Em todo o país, o objetivo é atender 4.000 propriedades, em sete estados.

Com duração de dois anos, os produtores recebem assistência técnica e gerencial e orientações para a recuperação de pastagens degradadas, áreas de APP ou reserva legal. Neste período, as propriedades terão visitas mensais de um técnico de campo. No Triângulo Mineiro, o projeto abrange 12 municípios: Uberaba, Veríssimo, Campo Florido, Uberlândia, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Gurinhatã, Santa Vitória, Comendador Gomes e União de Minas.

FIP vagas para o Triangulo Mineiro 1

Produtor Maurício foi um dos assistidos pelo FIP Paisagens

O coordenador do FIP Paisagens em Minas Gerais, Ricardo Tuller, explicou que os pecuaristas interessados em participar podem procurar o Sindicato Rural do seu município, para aplicação do questionário de adesão. As novas vagas são para início no segundo semestre deste ano. “Além dos 59 técnicos de campo que já fazem parte do projeto, neste mês estamos contratando mais 10 profissionais para atuar nas novas propriedades”, completou Tuller.

Em Minas Gerais, o projeto já recuperou 12 mil hectares de pastagens degradadas, do total de 32 mil hectares previstos. “Em relação aos passivos ambientais, recuperamos 6.500 hectares, o dobro do estipulado”, comentou o coordenador.

Resultados para o produtor

O gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, destacou os resultados positivos que o projeto está proporcionando aos produtores. “Temos propriedades que encerraram os dois anos de assistência, com impactos significativos na redução de custos e aumento da produtividade, além da recuperação ambiental”, afirmou.

Um exemplo é o pecuarista de leite de Uberaba, Maurício Barbosa Celestino, que encerrou os dois anos de assistência no mês de março. “Valeu muito participar. Só tenho a agradecer, as orientações do técnico me ajudaram bastante”, avaliou. Entre as melhorias realizadas na propriedade estão a reforma de 13 do total de 20 hectares, substituindo a pastagem degradada pela Brachiaria decumbens .

FIP vagas para o Triangulo Mineiro 2

Produtor Maurício Barbosa e sua família

O técnico de campo Roger Alan Santos explicou que também foram implantadas nove curvas de nível, quatro bolsões e ainda a preparação de oito hectares para piquete. O produtor comemora, especialmente, a redução nos custos de produção. “No ano passado eu gastei R$ 25 mil com alimentação para os animais e este ano não vou gastar nada. Com as instruções do técnico, eu plantei milho e capiaçu e ensilei os dois juntos. Agora estou tranquilo em relação a volumoso para o gado. Só não consegui fazer tudo o que planejamos, por uma questão financeira. Mas fiquei muito satisfeito”, finalizou Maurício.

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

Matérias Relacionadas