Notícias
Feira do Empreendedor Rural estimula a comercialização de produtos agrícolas
Iniciativa foi promovida por alunos do Programa Empreendedor Rural do SENAR/SC em Massaranduba
Com o objetivo de apresentar novas formas de comercialização de produtos agrícolas, além de se aproximar e conhecer o mercado e os consumidores, os alunos do Programa Empreendedor Rural (PER) de Massaranduba, na região do Vale do Itajaí, promoveram a Feira do Empreendedor. A iniciativa foi desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) em parceria com o Sindicato Rural de Massaranduba.
O presidente do Sindicato Rural Tomé Zimmermann, salientou que o município não possui feiras nesse formato e que a intenção é, a partir do PER, analisar a viabilidade de promover a iniciativa no município. “Foi uma experiência incrível. Tivemos a adesão da comunidade e isso fez com que os alunos percebessem um novo nicho de mercado com produtos que, muitas vezes, não eram explorados demonstrando a variedade da agropecuária de nossa região, principalmente com produtos orgânicos. Isso proporciona incentivo e traz mais rentabilidade para as propriedades”, salientou Zimmermann.
“Os alunos conseguiram ver na prática como funciona uma feira, identificaram a maneira adequada de abordagem ao cliente, questões relacionadas ao preço, disposição dos produtos e, também, compreenderam as preferências dos consumidores”, explicou a prestadora de serviço em instrutoria do PER, Fabíola Weinhardt Jazar.
Segundo ela, o maior benefício da feira foi aproximar os produtores do mercado de comercialização, fazendo com que os alunos valorizem os produtos que têm em suas propriedades. “Tivemos uma imensa variedade de produtos à venda, frutas orgânicas e comuns, pães, bolachas, temperos, manteiga, queijo, entre tantos outros. Todas as etapas da feira foram pensadas e desenvolvidas pelos alunos que conheceram de perto o passo a passo. Eles viram o retorno positivo que isso tem para suas propriedades”, avaliou.
De acordo com o supervisor do SENAR/SC na região do Vale do Itajaí, Darci Aloisio Wolmann, a feira faz parte do módulo “Estratégia de Comercialização” do PER. “Foi um espaço em que eles puderam demonstrar o que produzem e aproximar-se da comunidade comercializando seus produtos”.
O produtor rural Charles Wachholz já possui experiência em feiras e duas vezes por semana comercializa seus produtos em Blumenau. “Foi muito interessante. A feira oferece uma grande variedade de produtos e proporciona mais interação com a comunidade. Devido a minha experiência consegui também auxiliar meus colegas”. Laranja, pepino, tangerina e geleia foram alguns dos produtos comercializados por Wachholz. “A feira deveria ser o dia todo para que mais pessoas tivessem a oportunidade de visitá-la e conhecer os produtos. Quase todos os clientes que estiveram prestigiando a feira adquiriram algum produto”, observou.
SAIBA MAIS SOBRE O PER
“O PER tem como objetivo estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do meio rural, incentivando o debate e a formação de lideranças. A iniciativa ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os empreendedores utilizem destes conhecimentos e administrem suas propriedades com eficiência”, explica o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
O presidente do Conselho Administrativo do SENAR/SC José Zeferino Pedrozo, ressaltou a importância do PER para o fortalecimento do setor produtivo no campo. “Santa Catarina tem como base a agricultura familiar. São nessas pequenas propriedades que se desenvolve o agronegócio de nosso Estado e programa tem como intuito destacar ainda mais a importância dos produtores rurais para o fortalecimento do setor produtivo no campo. “As propriedades devem ser visualizadas como empresas rurais e todos os seus potenciais devem ser explorados visando uma maior qualidade de vida e rentabilidade”, observou.
A coordenadora do PER em Santa Catarina, Nayana Setubal Bittencourt esclareceu que o programa busca desenvolver competências empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio. “A iniciativa é totalmente gratuita. São 136 horas de aulas teóricas e práticas. Para participar é necessário ser maior de 18 anos, ter o ensino fundamental completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor”.
Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br