Logo CNA

Ceara

Fazenda realiza estudos para cultivo de açaí no Ceará
Acai 1

21 de setembro 2022

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, recebeu nesta terça-feira (20), na sede do Sistema Faec/Senar, representantes da fazenda Agropar e técnicos da consultoria Agroformas para tratar da produção de açaí no Ceará. Na ocasião, foi apresentado o projeto de cultivo de açaí desenvolvido pela Agropar no município de Paracuru.

Embora tenha um grande e crescente mercado consumidor da fruta, o Ceará ainda “importa” praticamente todo o açaí do estado do Pará. “Isso mostra o enorme potencial a ser explorado pelos produtores cearenses”, diz Amílcar Silveira. “Além disso, o cultivo do açaí é perene, podendo ser produzido durante todo o ano”. Participaram da reunião, Alberto Felix, Domingos Tavares, Gilberto Quevedo e o engenheiro agrônomo Paulo Gleisson.

Na avaliação dos técnicos responsáveis, o plantio de Açaí BRS Pará (Embrapa) em Paracuru vem apresentando bons resultados, com uma produção de cachos a cada 25 dias, após três anos e meio do plantio. A viabilidade do cultivo é mais uma alternativa econômica para o desenvolvimento do agronegócio no Ceará.

A Agroformas em parceria com a Agropar está incentivando os produtores a investir em projetos de cultivo do Açaí no Ceará com recursos próprios e/ou financiado por instituição financeira de fomento à atividade. A Agropar é especializada em toda a cadeia produtiva do açaí: plantio, venda de mudas, assistência técnica, industrialização e comercialização do fruto e derivados. E a Agroformas é especializada em soluções em engenharia agrícola.