Logo CNA

FARSUL projeta safra recorde para o Rio Grande do Sul em 2016/2017
Gedeao 0 95624400 1515009932

8 de dezembro 2016
Por CNA

Porto Alegre / Rio Grande do Sul (08/12/2016) - A agricultura gaúcha deverá registrar novos recordes de produção e de plantio na safra 2016/2017. A expectativa é de uma colheita de 33,4 milhões de toneladas e área semeada de 8,67 milhões de hectares. “Se o clima continuar ajudando, teremos a maior safra de todos os tempos no Estado, com aumento de 6,2% em relação à safra anterior”, afirmou o vice-presidente da FARSUL, Gedeão Pereira, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (7/12) em Porto Alegre. O desempenho positivo acompanha a projeção do setor para o Brasil, com crescimento do PIB em 5,5% no próximo ano.

O crescimento do Rio Grande do Sul será impulsionado especialmente no aumento das áreas da soja e do arroz. Outro destaque será o aumento do plantio do milho, motivado pela melhora expressiva dos preços registrada em 2016. “O setor está fazendo a sua parte na contribuição com o resultado do PIB do Estado”, disse Pereira.

O economista-chefe do Sistema FARSUL, Antônio da Luz, comentou a resiliência do setor à crise por conta das possibilidades de mercados alternativos quando o consumo interno cai. “Somos competitivos em qualquer certame. O mundo está crescendo, e o consumo de alimentos também. Estamos inseridos no mercado internacional”, comentou.

Essa condição, aliada à eficiência do setor produtivo, que nos últimos anos se preparou e hoje trabalha com níveis importantes de produtividade, faz com que o agronegócio seja o único no RS que ainda está gerando empregos.

As condições climáticas e a redução de área plantada foram os principais motivos que levaram o PIB da agropecuária gaúcho a cair 3,1% em 2016. O Estado registrou queda na área plantada de 0,1% e perdas mais significativas nas culturas do arroz e da soja nas regiões Sul e da Campanha por conta das chuvas em excesso, contribuindo para a queda da produção em 1,1%.

Político Estratégico
Um dos pontos de atenção do setor em 2016 foi em relação à queda da oferta do crédito rural. Os valores dos financiamentos reduziram 6,41%. O número de produtores que tomou crédito também caiu 6%. “Essa diminuição provoca o aumento das exigências para o contrato de financiamento para compensar a redução das fontes de crédito, que são parte dos depósitos à vista e em poupança, reflexo da crise econômica. Tememos que esse quadro possa agravar esse cenário”, afirmou Antônio da Luz.

Para tentar reverter essa redução, uma das prioridades da FARSUL em 2017 será dialogar com a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura para buscar outras fontes de financiamento ou aumentar o percentual dedicado ao final das fontes atuais, que hoje é de 35%.

Outro ponto que será priorizado em 2017 é o seguro rural. “Precisamos de uma política agrícola centrada em um seguro mais abrangente, que considere quantidade e qualidade. Também necessitamos de um programa Plurianual de crédito para garantir a continuidade da produção especialmente em anos seguintes ao de safras com perdas”, ressaltou.

A abertura de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) expostos no site do Serviço Florestal Brasileiro, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, foi motivo de duras críticas por parte da FARSUL. “Enviamos, em nome do Estado, uma carta protocolada ao ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, pedindo a exoneração do Ministro da pasta, Sarney Filho, por irresponsabilidade”, informou Pereira.

O vice-presidente comentou sobre o posicionamento da FARSUL em relação ao momento vivido pelo País e à necessidade de reformas no Brasil e no RS. “Defendemos a redução do tamanho do Estado, que deve voltar a ser o meio de ajudar a população, e não um gigante estatal suportado pelo setor privado. Somos a favor da aprovação das medidas propostas pelo governo estadual para que possamos retomar a rota do crescimento”, afirmou Pereira. Luz reforçou que a crise econômica não foi originada pela crise política, mas por conta do modelo de crescimento econômico escolhido para o País.

SENAR e Casa Rural
O superintendente do SENAR, Gilmar Tietböhl, informou na coletiva de imprensa o aumento de 11,6% nos cursos de formação profissional rural e promoção social realizados pela entidade em 2016, totalizando 9.677 em todo o Estado. Entre palestras, oficinas, seminários, cursos e programas, o SENAR atendeu 162.214 pessoas. O curso que obteve maior procura foi o de Inclusão Digital, seguido do sobre Aplicação Correta e Segura de Agroquímicos e Saneamento Rural Básico.

O superintendente da Casa Rural, José Alcindo de Souza Ávila, destacou a realização de eventos como Fóruns de Soja, com debates como aliar a cultura com a produção pecuária, e encontros como o “De Onde Virão os Terneiros?” e “Para Onde Irão os Novilhos?”. “O objetivo maior foi levar aos produtores o debate de como aumentar a eficiência do setor produtivo”, afirmou.

Confira apresentação do Relatório Econômico do Sistema FARSUL:

Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - FARSUL
http://www.farsul.org.br/