Logo CNA

Santa Catarina

Faesc/Senar promove 1º encontro presencial do CNA Jovem, em Florianópolis
CNA IMAGEM PRINCIPAL6

Evento contou com a participação de 27 jovens selecionados para representar Santa Catarina no programa

5 de julho 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

O Programa CNA Jovem, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Sistema FAESC/SENAR (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), realizou no último fim de semana, seu 1º encontro Estadual Presencial, em Florianópolis. O evento contou com a participação de 27 jovens selecionados para representar Santa Catarina no programa.

O encontro iniciou com a abertura feita pelo vice-presidente executivo da FAESC, Clemerson Pedrozo e pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi que destacaram o trabalho realizado pelas duas entidades no estado, em defesa do agronegócio. “Para nós, esse evento é muito significativo, pois estamos formando novos líderes, que em um futuro próximo irão atuar junto com as lideranças locais, agregando o conhecimento e a experiência. Essa troca fortalecerá o agronegócio”, afirmou Clemerson Pedrozo. Já Zanluchi, enfatizou que a missão do Senar é levar formação profissional, promoção social e assistência técnica às propriedades. “Esse tripé garante condições para o jovem ficar no campo e também a volta daqueles que desejam retornar ao campo, pois percebem que é possível agregar renda, lazer e reconhecimento”.

No primeiro dia, os jovens participaram de uma dinâmica de apresentação e realizaram atividades em grupos, exercícios práticos e discussões sobre os desafios e fortalecimento das entidades regionais. Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora do programa CNA Jovem no estado Francine Iagher e pelos instrutores do programa, Nilmar Paul e Fernando Schneider, com participação do assessor técnico do Senar Central, Francisco Caio Vasconcelos. No final do primeiro dia aconteceu uma palestra sobre desafios do Agronegócio em Santa Catarina e no Brasil, ministrada pelo diretor de vendas da Timac Agro, Marco Justus.

No segundo dia, os participantes trabalharam em um desafio relacionado ao fortalecimento da representatividade sindical junto aos produtores rurais. Ao final, apresentaram as suas propostas e ideias ao superintendente do Senar Gilmar Zanluchi, à coordenadora do programa no estado Francine Iagher e à coordenadora da ATeG do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes.

CONHECIMENTO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS

De acordo com os participantes, os dois dias de encontro foram muito importantes para a troca de ideias e experiências. Para Geiza Sarturi, de Jaborá, participar do CNA Jovem é uma oportunidade de aprender sobre liderança e a se comunicar melhor. “Hoje eu consigo aplicar no meu dia a dia os novos conceitos que o CNA Jovem nos ensina e a obter resultados mais assertivos, principalmente no trabalho que desenvolvo junto à propriedade rural da minha família”.

Icaro Scarabelot Barbini, de Araranguá, reforça que está aprendendo a desenvolver a sua capacidade de liderança. “Essa iniciativa estreita os laços com as lideranças locais e nos provoca a buscar autoconhecimento e propósito para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas entidades regionais”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, destaca que o grande desafio da atualidade é manter os jovens no campo e capacitá-los para o exercício da liderança, tanto dos negócios como da vida comunitária. “O Programa CNA Jovem, desde que foi criado, vem contribuindo significativamente com mentorias e capacitações para desenvolver habilidades de liderança e para transmitir técnicas de inovação. Estamos felizes pelos relatos positivos que tivemos sobre esse primeiro encontro e temos a certeza que as próximas etapas também atenderão as expectativas”.

O Sistema Faes/Senar realizará mais dois encontros do Programa CNA Jovem, em Florianópolis, nos dias 26 e 27 de agosto e nos dias 30 de setembro 1º de outubro.

Matérias Relacionadas