Ex-alunos do SENAR expõem produtos na SuperMinas Food Show 2016m
![Superminas 0 037856002015150610651](https://www.cnabrasil.org.br/storage/arquivos/imagens/superminas_0.037856002015150610651.jpg)
No estande do Sistema estão expositores de quatro das cinco regiões cafeeiras de Minas Gerais
A SuperMinas Food Show 2016, feira de negócios dedicada a supermercadistas e panificadores e uma das maiores do segmento, foi aberta no Expominas, em Belo Horizonte. O Sistema FAEMG está presente na feira. Doze ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG) estão expondo seus produtos e têm expectativa de negociá-los para supermercados e padarias. Antônio do Carmo Neves, superintendente do SENAR e elogiou a oportunidade dos alunos em terem a oportunidade de mostrar a qualidade de seus produtos para um grande e selecionado público.
Os ex-alunos das capacitações levaram doces, licores, cachaças, queijos, conservas e cafés especiais. Maria Lúcia Duarte de Oliveira e o marido, Adão Duarte de Oliveira, estão participando pela primeira vez, com cachaça (orgânica), licores, queijos, doces e conservas, tudo sob o rótulo Flor das Gerais. Filha de quitandeira, Maria já fez diversos cursos do SENAR, e hoje a Fazenda Mourões da Porteira, em Felixlândia, cede espaço para outros treinamentos.
![Maria Lúcia e Adão Duarte de Oliveira](https://cna-portal-2022.dotgroup.com.br/assets/images/noticias/superminas2_0.96647800%201515061064.jpg)
Ela conta que o marido foi quem começou o negócio com a fabricação de cachaça, mas logo ela se juntou a ele fabricando doces com as frutas e o leite que estavam sobrando na propriedade. “Temos que agradecer muito essas oportunidades do SENAR”, elogiou, animada com as possibilidades de contatos na feira.
![Lara Dias](https://cna-portal-2022.dotgroup.com.br/assets/images/noticias/superminas3_0.99055600%201515061064.jpg)
Alguns dos oito egressos da edição de 2015 da feira retornaram à SuperMinas, mas desta vez para participarem das rodadas de negócios - reuniões onde o produtor tem oportunidade de apresentar seu produto e até fechar uma venda. Lara Dias, do Laticínio Sabores da Ovelha, era uma dessas pessoas. No estande onde exibia seus iogurtes e queijos a base de leite de ovelha, ela contava que tinha duas reuniões agendadas, mas suas expectativas estavam mais em aprender: “estar em um evento deste tamanho ainda é algo novo”, pondera.
Cafés especiais
Em 2015, o presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, assinou termo de cooperação com a Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e com o Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão) para implementar ações de promoção da visibilidade e incentivo ao consumo dos cafés especiais junto ao trade mercadista e panificador. O acordo foi oficializado durante a solenidade de abertura do evento, também realizado no Expominas.
![Carmem Gotelip (à esquerda) e o marido Guilherme Gotelip](https://cna-portal-2022.dotgroup.com.br/assets/images/noticias/superminas4_0.01270500%201515061065.jpg)
No estande do Sistema estão expositores de quatro das cinco regiões cafeeiras de Minas, todos ex-alunos do SENAR. O casal Guilherme Gotelip e Carmem Gotelip levou o café Gourmet da Serra para participar da feira, onde estavam pela primeira vez. A Fazenda Serra, em Araxá, onde é produzido, existe há 18 anos, e há 12 o casal exporta o produto para a Itália. Guilherme e Carmem ainda não têm ponto de venda em Belo Horizonte, apenas clientes por encomenda, mas estão animados: “temos muito orgulho do nosso trabalho e do nosso café e esperamos fazer muitos contatos”.
Melhorias para o setor
A feira realizada pela AMIS e Amipão completa 30 anos nesta edição. Durante a solenidade de abertura, da qual participaram o governador do Estado, Fernando Pimentel, várias autoridades, representantes do setor e parlamentares, o presidente da AMIS, Alexandre Poni, cobrou do governo melhorias na política tributária para o setor.
O tema deste ano da feira é “Desafios e Oportunidades”, cujo propósito é orientar e incentivar os setores na busca de oportunidades frente ao atual cenário econômico e político. A agricultura familiar foi lembrada em várias falas dos componentes da mesa, quando foi pedido mais incentivo e apoio para os produtores. Fernando Pimentel também abordou o assunto, quando exaltou a produção dos pequenos produtores rurais.
Segundo a organização da SuperMinas, são esperados 53 mil visitantes nos três dias de evento e a expectativa é de R$ 1,4 bilhão em volume de negócios diretos e indiretos. São mais de 400 expositores dos segmentos de alimentos, bebidas, limpeza, tecnologia, máquinas e equipamentos ocupando os 25 mil m² do Expominas. A feira termina nesta quinta-feira (20).
Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG/SENAR-MG
www.sistemafaemg.org.br