Logo CNA

Amazonas

Evento do Senar-AR/AM vai reunir jovens para debate sobre inovação e perspectivas para o agro amazonense
210729 Encontro Jovens Pelo Agro Site

29 de julho 2021

Por: ASCOM - FAEA SENAR FUNDEPEC/AM

Com a proposta de reunir jovens do Amazonas e profissionais do setor primário para um debate em torno das mudanças que o agronegócio está passando e a necessidade de fomentar o desenvolvimento do mercado regional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/AM) vai promover o “Encontro Estadual Jovens pelo Agro” nos dias 04 e 05 de agosto, de forma online e gratuita.

O evento é parte do programa CNA Jovem - iniciativa do CNA/Senar que forma lideranças jovens para alcançar maior protagonismo no mercado - e vai trazer especialistas para painéis de discussão, abordando a importância da inovação e as perspectivas para os jovens do meio rural.

A superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn's Alves, explica que o encontro vem num momento relevante de transformações que requer o olhar atento para as possibilidades do presente e do futuro. "A pandemia trouxe grandes desafios para os produtores rurais e mostrou a necessidade de nos reinventarmos para continuarmos atuantes. Acredito que devemos aproveitar esse contexto para refletir os impactos e oportunidades para fortalecimento do nosso mercado, principalmente criando envolvimento dos jovens que serão os futuros líderes do agronegócio", comenta.

São presenças confirmadas no evento: Mariana Vasconcelos, CEO da startup Agrosmart; Celso Scherer Filho, mestre em Ciências Animais pela UFAM, produtor rural e representante da FAEA Jovem; Muni Lourenço, presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM; Thomaz Meirelles, do Blog Thomaz Rural, especialista na gestão da informação ao Agronegócio e articulista do Jornal do Commercio/AM; Denys Santos da Cruz, curador do Sebraelab Manaus e professor executivo na Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento terá a moderação de Macaulay Souza, ex-egresso do Programa CNA Jovem, presidente da Comissão Jovem FAEA e CEO Onisafra.

No primeiro dia de encontro, o tema será "Inovação na Amazônia Rural", e os convidados vão apresentar cases de como pensar o uso de tecnologias para incremento de produtividade nos empreendimentos rurais. Já no segundo dia, o debate vai ser em torno das "Perspectivas para o jovem rural na Amazônia", mostrando caminhos para que os jovens se posicionem de forma proativa para construírem suas carreiras e negócios de destaque no agronegócio.

Durante o evento, os três jovens que estão representando o Amazonas no CNA Jovem 2021 - Olivian Júlia Souza Farias, Thiago André Piedade Campos e Gabriel Gomes de Castro - terão a oportunidade de falar sobre os projetos que estão desenvolvendo como parte do desafio do programa CNA Jovem, criado para estimular as novas gerações a desenvolverem competências e habilidades empreendedoras e se prepararem para serem líderes.

Jeyn’s esclarece que o engajamento e a inserção dos jovens é importante em virtude da necessidade de sucessão e de fortalecer o mercado. “Em geral, os empreendimentos rurais são negócios de base familiar que precisam ter uma continuidade. No âmbito do programa CNA Jovem, ajudamos no desenvolvimento de novos líderes com um olhar para inovação, crescimento e aumento da produtividade no agronegócio”.

O presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, Muni Lourenço, falou de sua expectativa com o debate, tão atual e relevante, e os resultados esperados. "Queremos criar um movimento de jovens do agro cada vez mais forte. O Agronegócio é a base da nossa economia e temos um papel de estimulá-los a enxergarem o tamanho das oportunidades que estão à disposição deles no setor que mais cresce e que alimenta o mundo. Esperamos que eles se vejam representados e venham fazer parte do crescimento do Agro do Amazonas", disse.

COMO PARTICIPAR: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/jovenspeloagroam

Matérias Relacionadas