Logo CNA

Especialistas debatem inteligência de mercado e competitividade do agro
53265990914 a9f8e9129b c

Evento foi promovido pelo Sistema CNA/Senar e pelo Sebrae na terça (17)

17 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (17/10/2023) – Especialistas do setor agropecuário e pesquisadores participaram, na terça (17), do evento ‘Inteligência de Mercado e Competitividade do Agro’, promovido pelo Sistema CNA/Senar e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do acordo “Juntos pelo Agro”.

O encontro, que reuniu na sede da CNA parlamentares, lideranças do setor produtivo, representantes do governo, especialistas e presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária, contou com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober).

Dividido em três painéis, o evento discutiu a competitividade do setor frente ao cenário mundial, a influência das tendências de consumo e da geopolítica na produção de alimentos e as inovações e gestão de dados que auxiliam nas tomadas de decisão. Assista na íntegra os debates: https://www.youtube.com/watch?v=uT2ieRlNU1o

No primeiro bloco, que teve a moderação do diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, o pesquisador do Cepea/Esalq, Mauro Osaki, apresentou dados comparativos entre a produção agrícola no Brasil, Estados Unidos, Argentina e Ucrânia.

Mauro Osaki Mauro Osaki

Osaki falou ainda de oportunidades e potencial do setor e mostrou como o custo de produção por tonelada de soja e milho é mais alto do que em outros países.

“No Brasil, não temos subsídios do governo, precisamos investir em insumos para o solo, sofremos com variações climáticas e, ainda assim, somos competitivos no mercado global, graças à produtividade e sustentabilidade. Mas precisamos investir em melhorias do escoamento e no armazenamento”, disse Osaki.

O também pesquisador do Cepea/Esalq Thiago Bernardino abordou questões relacionadas à pecuária brasileira e afirmou que o investimento dos produtores em tecnologias traz competitividade “muito interessante” no mercado internacional.

Thiago Bernardino Thiago Bernardino

Thiago afirmou que o país possui muitas vantagens em termos de área e solo, mas precisa ser mais competitivo fora da porteira. “O Brasil tem que continuar produzindo, ganhando economia de escala. Precisamos estar preparados para as exigências do mercado externo”.

No painel seguinte, conduzido pela diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, o embaixador e ex-diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, debateu as tendências de consumo e modelos de negócios dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Em sua fala, ele destacou a agenda ambiental e novas legislações sobre o tema, como a Lei Antidesmatamento da União Europeia. “A Europa é um dos players que mais tem falado sobre mudanças climáticas, o que impacta no equilíbrio da competitividade dos principais países fornecedores de alimentos”.

Roberto Azevedo Roberto Azevedo

De acordo com Azevedo, a agenda ambiental não tem mais volta. “Cada um vai determinar as medidas que achar melhor para combater as mudanças climáticas, depois vamos todos sentar e organizar”. Segundo ele, “o Brasil não pode ficar de fora, tem que ficar antenado para estar em condições de opinar e minimizar os impactos ao produtor”.

A sócia líder de Mercados para o Agronegócio da KPMG Brasil, Giovana Araújo, falou sobre ESG e as exigências que geram custos e responsabilidades para o Brasil. Ela lembrou a importância do agro para a segurança alimentar global e mais recentemente para a segurança energética e socioambiental. “Temos o maior ativo agroambiental do mundo e maior participação em commodities globalizadas”.

Giovana falou das megatendências setoriais e de temas como a natureza e o clima pautando negócios, mão de obra qualificada escassa, digitalização e nova governança na cadeia de valor.

Giovana Araújo Giovana Araújo

Ela também abordou a legislação da União Europeia. “Novas regulamentações aumentam a complexidade das cadeias globais de suprimento e envolvem questões de rastreabilidade granular, conformidade no nível de lote, avaliação de risco de dados, revisão anual de due diligence”.

A diretora executiva do Instituto CNA, Mônika Bergamaschi, foi a moderadora do terceiro painel. Nele, o estatístico do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, Michael Rajhid, falou sobre as tecnologias para a geração de indicadores do agro e confiabilidade dos dados agrícolas, importantes para promover a sustentabilidade e a adaptação às alterações climáticas e redução da pobreza e desenvolvimento rural.

“Os dados agrícolas são cruciais para ajudar o governo a compreender como incentivar práticas de conservação, conceber programas de seguros agrícolas, identificar áreas que possam ser vulneráveis ​​às alterações climáticas e aos desastres naturais. Em muitas famílias rurais, a agricultura é uma importante fonte de rendimento, e são necessários dados detalhados sobre pequenas explorações agrícolas para conceber projetos de geração de rendimento e aumentar a segurança alimentar”, disse Rajhid.

Imagem

Já o diretor executivo do C4IR Brasil, Marcos Vinícius Souza, debateu a governança e monetização de dados e destacou o processo de rastreabilidade dentro das cadeias produtivas. “A rastreabilidade digital é definida pela coleta e consolidação de dados, seja por softwares, aplicativos, ou meios automatizados como sensores e RFIDs (identificação por radiofrequência)”.

Para Souza, a rastreabilidade traz maior confiabilidade e precisão dos dados, redução de erros e omissões no registro, mais agilidade na coleta, compartilhamento e análise dos dados e rastreamento de produtos em tempo real ao longo da cadeia. “Os produtores precisam saber para que serve a rastreabilidade e os benefícios que ela traz em termos de transparência e visibilidade, segurança alimentar e recall de alimentos”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte