Logo CNA

Sistema CNA destaca importância das informações estratégicas no Agro
IMG 7116

Evento “Inteligência de Mercado e Competitividade do Agro” ocorreu terça (17), na sede da Confederação

17 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (17/10/2023) – Na abertura do evento “Inteligência de Mercado e Competitividade do Agro”, o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Borba, falou sobre a importância dos dados e das informações de fontes confiáveis e acessíveis para a tomada de decisões estratégias que beneficiem todo o setor.

Borba representou o presidente da CNA, João Martins, na abertura do evento realizado na terça (17), na sede da CNA. O encontro é uma parceria do Sistema CNA com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do acordo “Juntos pelo Agro”, e tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober).

Participam do evento parlamentares, lideranças do setor produtivo, representantes do governo, especialistas e presidentes de federações de agricultura e pecuária. O objetivo é debater a competitividade do setor frente ao cenário mundial, a influência das tendências de consumo e da geopolítica na produção de alimentos e as inovações e gestão de dados que auxiliam nas tomadas de decisão.

Imagem

Em seu discurso, Mário Borba afirmou que, para responder os desafios diários e tomar decisões estratégicas acertadas, são necessárias informações adequadas, confiáveis e corretas. “Precisamos de dados com cada vez mais qualidade e periodicidade menor. Contudo, ressaltou, essas informações ainda são escassas no Brasil.

Por este motivo, Borba destacou o crescente interesse, nos últimos anos, de organizações para investir na criação e no aperfeiçoamento de equipes de inteligência, seja de mercado comercial e competitivo, ou em profissões como cientista e analista de dados, e especialistas em inteligência de mercado, entre outras “que se tornaram altamente demandadas, a ponto de faltar profissionais qualificados”.

Diante desse cenário, explicou Borba, o Sistema CNA não poderia ficar para trás. E citou as áreas que dão suporte para a tomada de decisões estratégicas de políticas públicas para o agronegócio, como o Instituto CNA, o Núcleo de Inteligência de Mercado e a Coordenação de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses.

Por fim, Borba reforçou a importância do evento “para compartilhar conhecimentos e diferentes visões de grandes especialistas do setor sobre a agropecuária brasileira e seu desafio no aumento constante da competitividade”.

Ivan Hussni, gerente de Competitividade do Sebrae Ivan Hussni, gerente de Competitividade do Sebrae

Também na abertura do evento, o gerente de Competitividade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ivan Hussni, destacou a importância de unir esforços entre as instituições. “Como que nós podemos e devemos usar esse conhecimento de forma integrada? Levarmos esse conhecimento é mais do que só buscar os dados. É como esse dado chega até esse produtor e é traduzido na melhor forma para que ele possa entender isso e fazer um bom uso disso”.

“E aí uma outra riqueza que nós temos do Juntos pelo Agro, estarmos colocando a rede do Sebrae junto com a rede do Sistema CNA. Uma rede rica que chegaria nos quatro cantos do Brasil, nos mais longínquos produtores brasileiros para levar esta informação até o homem do campo e fazer com que nós, de verdade, reconhecemos o que já é real, o quanto a agricultura é importante no nosso país”.

O encontro teve três painéis, que discutiram os temas “Oportunidades e o potencial da agricultura e da pecuária brasileiras”; “Consumo, geopolítica e sustentabilidade no Agro”; e “Inovações tecnológicas e gestão de dados nas tomadas de decisão”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte