Logo CNA

Amapá

Entidades articulam apoio institucional para a realização de programa voltado a pecuária leiteira no Amapá
Reuni C3 A3o balde cheio 1

3 de abril 2019

Nesta segunda-feira (01), a Faeap/Senar-AP reuniu, em sua sede administrativa, com representantes das instituições SDR, Sebrae, Rurap e Embrapa. O encontro teve como pauta principal os encaminhamentos da parceria para a reestruturação e ampliação das atividades do programa “Balde Cheio”, no Amapá.

A reunião foi solicitada pelo presidente da Faeap/Senar-AP e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Iraçu Colares, que procurado por alguns produtores de leite do estado visualizou a importância da sistematização e alinhamento com os parceiros para a continuidade da atividade.

Entre os anos de 2015-2016 a metodologia do “Balde Cheio”, desenvolvida nacionalmente por pesquisadores da Embrapa, começou a ser implantada no Amapá. Na época, técnicos da Faeap e Sebrae realizaram as primeiras visitas em propriedades para a seleção e realização do programa.

O programa foca na ampliação da produção leiteira como alternativa de renda para pequenos e médios produtores rurais, baseado em técnicas mais eficientes de manejo de pastagem, controle zootécnico e gestão da propriedade.

Durante a reunião, as entidades apoiaram o prosseguimento da consultoria oferecida pelo Sebrae nas propriedades participantes do programa, até o mês de novembro deste ano, com a realização de um diagnóstico das evoluções do programa. Em outra frente de trabalho, as instituições elaborarão um projeto norteador para a iniciativa.

A proposta é que a partir do ano que vem, a coordenação do programa seja feita pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), que buscará o estabelecimento de uma política pública de pecuária leiteira para o estado.

As entidades reunirão novamente nesta quarta-feira (03), com a participação da consultoria contrata pelo Sebrae, para alinhar a assinatura de um termo de cooperação técnica focada na aplicação do programa.

Macapá, 02 de abril de 2019

Daniel Alves

Assessor de Comunicação da FAEAP/SENAR-AP

www.senar-ap.org.br

E-mail: daniel.alves@senar-ap.org.br

Telefones: (96) 3242-1049 /1055/2595/2580

E-mail: senar-ap@senar-ap.org.br

Instagram: @sistemafaeapsenarap

facebook.com/faeapsenarap

Twitter: @AmapaSenar

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas