Logo CNA

Sergipe

Do campo para Merenda Escolar: desenvolvimento da carcinicultura sergipana é destaque em reportagem nacional
Do campo para Merenda Escolar desenvolvimento da carcinicultura sergipana e destaque em reportagem nacional foto ascom sistema faese senar

O camarão, que também é produzido pelos pequenos produtores atendidos pelo Senar Sergipe, é consumido por 40 mil dos 169 mil alunos da rede estadual de ensino de Sergipe

5 de dezembro 2023

Por: Ascom Sistema Faese/Senar

Fonte: Ascom Sistema Faese/Senar

Com a Assistência Técnica e Gerencial do Senar, o escoamento da produção de camarão do campo para a merenda da escola pública, hoje, é uma realidade em Sergipe. Essa possibilidade transforma a merenda desses alunos em uma alimentação atrativa, ainda mais gostosa e, principalmente, nutritiva.

Essa iniciativa foi tema da reportagem “Do campo para merenda escolar. Criadores de camarão atendidos pela ATeG, em Sergipe, fornecem o alimento para a rede pública”, transmitida nacionalmente.

Seu Eduardo Chagas, produtor de camarão do município de Indiaroba, foi um dos entrevistados e contou o que mudou em sua produção após a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Sergipe. “Investi em melhorias como compra de aerador e de motor, para melhorar o bombeamento e aeração de água”, relata.

Hoje, o camarão, que também é produzido pelos pequenos produtores atendidos pelo Senar Sergipe, é consumido por 40 mil dos 169 mil alunos da rede estadual de ensino de Sergipe, a cada 15 dias, em 42 escolas de tempo integral. A oferta do crustáceo é feita com o consentimento dos pais dos alunos e servida como uma das opções de proteína animal.

“Ele é muito rico em vitamina do complexo B, em vitamina E, vitamina D, o que é maravilhoso para os alunos porque eles estão em fase de crescimento e eles precisam desse suporte”, explica a nutricionista, Dayanne Marques.

Sidney Cavalcante, técnico de campo do Senar, conta que existem pré-requisitos para que o camarão produzido pelo pequeno produtor possa ser destinado à venda. “A gente faz análise de água, análise de solo, quando está com o viveiro seco. É uma cadeia. Para que a gente venda, a gente tem que atender os pré-requisitos mínimos. É um camarão de qualidade, com coloração específica”.

E foi a partir das técnicas aprendidas com o Senar que os produtores conseguiram alcançar um padrão de qualidade, permitindo a comercialização dos camarões produzidos em seus viveiros e, consequentemente, elevando a sua renda.

Os carcinicultores fazem parte de uma cooperativa de criação de camarão que recebe a mercadoria e faz a distribuição para as escolas da rede estadual de Sergipe.

A reportagem foi exibida na Band, na TV Jovem Pan e no canal Agro+.

Confira a reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=RxmiunrgCUM

Áreas de atuação