Logo CNA

Minas Gerais

Dinheiro na conta do produtor rural
PSA em Minas Gerais 1

15 de dezembro 2021

Por: Sistema FAEMG

Onze produtores rurais que participam do Projeto Perobas, na região de Doresópolis, comemoraram uma conquista, na última semana, que teve o estímulo do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos. Eles receberam o pagamento por serviços ambientais (PSA) relacionados à preservação de áreas e outras ações que refletem na proteção ao meio ambiente, em suas propriedades. Os valores pagos variaram de $ 250 a R$ 2.100. A cerimônia para formalizar o pagamento foi Câmara Municipal de Doresópolis.

“O Projetos Perobas é mais um exemplo que demonstra para a sociedade em geral que os produtores rurais mineiros são produtores de leite, carne, de grãos e de água”, destaca a analista de Meio Ambiente do Sistema FAEMG, Mariana Ramos. Segundo ela, PSA está alinhado com os assuntos debatidos na COP 26, pois reflete a consciência de que a neutralização das emissões de carbono tem solução no meio rural. Também mostra para sociedade como a natureza preservada pode render mitigação das emissões de carbono e renda extra para os produtores rurais. As ações dão resultados no presente e para as gerações futuras.

Além de receber o pagamento, por meio de transferência bancária, durante o evento, os produtores também foram contemplados com um troféu – homenagem pelos serviços ambientais prestados à sociedade. O Sistema FAEMG também recebeu o troféu, pelo apoio técnico, político e pela capacitação ofertados aos produtores.

Os pagamentos serão anuais, durante os próximos cinco anos. Os serviços ambientais contemplam ações como a proteção da vegetação nativa em APP, de Reserva Legal, do excedente de vegetação nativa denominado de adicionalidade. No próximo pagamento, os produtores devem receber valores referentes às obras de conservação de solo e saneamento rural. No momento, há uma tabela de referência, mas há a possibilidade de ajustes futuros nos valores, de acordo com o desenvolvimento do projeto.

“Foi com muita satisfação que representei o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos no momento de reconhecimento dos produtores rurais como produtores de água. Eles já têm essa titulação naturalmente, porque a água infiltra com maior eficiência no meio rural e, de lá, segue para abastecimento e consumo nas cidades. O evento foi o coroamento de um trabalho que vem feito ao longo dos últimos sete anos, por meio da realização de obras para conservação do solo e da água nas propriedades rurais, proteção e recuperação de nascentes, recuperação das áreas de reserva legal, tratamento de efluentes vindos das residências, entre outros serviços ambientais prestados. Agradecemos os produtores rurais pelos serviços prestados para as presentes e futuras gerações e entendemos que não há nada mais justo que o reconhecimento seja feito por um pagamento pecuniário, tendo em vista que beneficiam toda a humanidade.”
Mariana Ramos, analista de Meio Ambiente do Sistema FAEMG

  • Veja o vídeo:

Projeto Perobas
O objetivo do Projeto é promover a melhoria da qualidade ambiental da bacia hidrográfica do Córrego Perobas, na região do Alto São Francisco – SF1, por meio do desenvolvimento de ações de conservação de solo e água, recuperação e proteção de áreas de preservação permanente e reservas florestais, revitalização do sistema de coleta e tratamento de esgoto e implantação do Pagamento pelos Serviços Ambientais – PSA no âmbito do Programa Produtor de Água.

Programa Produtor de Águas (ANA) na Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco SF1
Atualmente, existem oito Projetos do Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em andamento na bacia e todos com previsão de pagamento por serviços ambientais. O sucesso do programa se dá pelo formato de parcerias e trabalho coletivo. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos é parceiro dos projetos, com a oferta de apoio técnico, político e de capacitações por meio do SENAR Minas. O projeto mais antigo do Programa Produtor de Águas é o de Extrema, que virou uma vitrine de bons exemplos que podem ser observados no mapa abaixo:

  • Outras fotos da cerimônia: 

Produtores rurais de Doresópolis recebem Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

Matérias Relacionadas