Logo CNA

Tocantins

Dia de Campo apresentou resultados produtivos com intensificação
20230328123356 whatsapp image 2023 03 28 at 09 10 31

Com a intensificação de pastejos, o número de animais quadruplicou na fazenda

28 de março 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

A fazenda Dois Irmãos sediou o Dia de Campo realizado pelo Sistema FAET/Senar no município de Xambioá/TO, no extremo norte do estado. Com o trabalho do Senar, por meio da Assistência Técnica e Gerencial, a propriedade elevou a taxa de ocupação das pastagens. A intensificação dos pastos permitiu que o número de animais na área aumentasse quatro vezes, passando de 20 para 80 cabeças.

Dona Elmícia Avezedo, proprietária da fazenda, contou que o nome “Dois Irmãos”, foi uma homenagem aos filhos que agora estão dando continuidade e aprimorando as atividades desenvolvidas na fazenda. Para Aline Azevedo, sucessora da mãe nos negócios, a chegada do Senar marcou um novo tempo. “Apesar de ter me criado na fazenda não tinha tanto conhecimento sobre as atividades, que caminhava a passos curtos. Por falta de informação tivemos prejuízos grandes, mas que puderam ser contornados quando o Senar chegou”, explicou.

Segundo a técnica de Campo do Senar, Gabriella Lima, quando o trabalho começou, a família tinha acabado de fazer um investimento de R$ 70 mil na reforma da pastagem. Uma despesa que não deu retorno. “Foi a partir daí que começamos a realizar todas as etapas da assistência, como diagnóstico, mapeamento, início do pastejo alternado, implantação da IATF e a divisão de alguns piquetes para intensificar a produção”, lembrou.

A área utilizada na pecuária para cria a recria é de 248 hectares, mas o projeto de intensificação foi feito em 36 hectares. Uma das intervenções priorizadas pela assistência técnica foi a implementação do módulo. A propriedade conta atualmente com um módulo de 04 piquetes. No local, a rotatividade dos bovinos permitiu que uma área tivesse até 28 dias de descanso para recuperar a forragem até voltar a ser pastejada.

Como resultado essa área passou a comportar quatro vezes mais animais do que antes. Passou dos 20 bovinos para 80 animais. Uma taxa de ocupação de cerca de 1,6 UA por hectare.

O DIA DE CAMPO

O resultado foi apresentado para produtores, estudantes e técnicos da região no dia de campo organizado pela ATeG do Senar Tocantins. O produtor rural, Cleidival Lima, ficou surpreso com o pasto e com os números da fazenda “Eu tinha visitado a Dona Elimicia um tempo atrás, quando cheguei aqui fiquei surpreso em ver como mudou. É muito bom participar de dias como esse porque a gente acaba tirando dúvidas e levando para nossa fazenda”.

Durante o evento também foi realizada uma oficina com o tema “ Implantação e Manejo de Pastagens” para os participantes. Segundo o superintendente adjunto do sistema, Fred Sodré, os resultados são realidade porque há um trabalho feito com comprometimento e dedicação. “Cada vez que organizamos eventos como esse e visitamos uma propriedade, nós ficamos orgulhosos por ver de perto que o produtor realmente coloca em prática as técnicas de gestão, manejo, entre outras melhorias oportunizadas pela ATeG”, afirmou.

Matérias Relacionadas