Logo CNA

Acre

Desenvolvimento do Acre é tema de encontro entre representantes da FAEAC e Sudam

25 de junho 2019

Por: Astorige Carneiro (ASCOM/SENAR - AC)

Na última segunda-feira (24), reuniram-se na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC) Assuero Doca Veronez, presidente da Federação, e Paulo Roberto Correia, representante da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Paulo Roberto Correia, representante da Sudam, e Assuero Doca Veronez, presidente da FAEAC. Foto: ASCOM

O principal assunto da visita de cortesia foi o desenvolvimento da Região Norte e a parceria entre FAEAC e Sudam para beneficiar o incentivo fiscal e convênios. Por meio de instrumentos como o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), em um período de 11 anos (2007-2018), foram atraídos para o Estado quase R$ 12,5 bilhões.

Desenvolvimento da Região Norte foi o ponto principal do encontro. Foto: ASCOM

“Ficamos muito gratos pela visita do superintendente da Sudam, Dr. Paulo Roberto, que veio nos trazer informações sobre a atuação desse órgão de desenvolvimento regional. A Sudam hoje atua hoje com outros instrumentos diferentes daqueles do passado, mas tem sua importância reconhecida para o crescimento e desenvolvimento do nossa região. Apresentamos a ele algumas demandas do nosso setor relativas aos investimentos que contemplam a produção agropecuária, especialmente quanto ao Fundo Constitucional Norte (FNO), onde a Sudam tem forte participação no direcionamento dos investimentos. O Superintendente se dispôs a nos ajudar no que for preciso para resolver questões cruciais, tais como o problema da Peixes da Amazônia, que entrou com pedido de Recuperação Judicial com o Basa sendo o principal credor”, disse Assuero.

“O Acre é uma das prioridades da Sudam porque um dos compromissos que assumimos foi o de investir mais recursos nos estados que mais necessitam, como Acre, Amapá e Roraima. Com os incentivos fiscais e os convênios, a Superintendência garante presença nos 22 municípios acreanos”, destacou Paulo Roberto Correia.

“Com os incentivos fiscais e os convênios, a Superintendência garante presença nos 22 municípios acreanos”, destacou Paulo Roberto. Foto: ASCOM

Também foi debatida pelos representantes a aprovação do Plano Regional do Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), instrumento que norteia as ações das instituições e das políticas públicas na Amazônia.

O PRDA 2020 – 2023 já foi entregue ao Governo Federal para ser encaminhado ao Congresso Nacional até meados de agosto.