Logo CNA

Rio Grande do Sul

“De onde virão os terneiros?”: seminário propõe formas de desenvolver a agropecuária gaúcha
336876228 5872978796154094 941836259130977704 n

Evento faz parte de mais um Fórum Permanente do Agronegócio em Piratini (RS), nos dias 12 e 13 de abril.

24 de março 2023

Quando bem feita, por meio de estratégia e conhecimento, a pecuária pode ser competitiva e grande aliada da agricultura. É o que mostra o seminário “De onde virão os terneiros?”, que integra a programação de mais um Fórum Permanente do Agronegócio em Piratini (RS), nos dias 12 e 13 de abril.

O primeiro dia do evento será dedicado para visitar três propriedades com diferentes perfis, mas que têm em comum a intensificação dos índices reprodutivos, principalmente em relação à taxa de desmame, que está em torno de 55% no Rio Grande do Sul. “Os indicadores mostram que essas propriedades se destacam em comparação à média da produção do Estado”, explica o Técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) Pedro Rodrigues. As propriedades visitadas apresentam números que chegam a 80% na taxa de desmame.

Pedro também destaca que o dia de campo é importante para aproximar os produtores: “Claro que é relevante um profissional, um técnico ou um pesquisador falar sobre produtividade, mas vemos a importância de quando um produtor explica diretamente para o outro”. Já no segundo dia de evento, a programação conta com palestras de tecnologias, manejos e estratégias para que esses índices reprodutivos sejam potencializados.

Rodrigues conta que essas são demandas dos produtores de Piratini, mas que as temáticas cabem para qualquer região do Estado. Uma outra pauta que será debatida é sobre o uso de reservas forrageiras para momentos de crise no inverno e no verão. Durante o frio, a geada reduz o campo nativo, da mesma forma que um verão muito seco pode prejudicar a produção – como foi o caso dos últimos dois anos. Assim, o produtor precisa saber se preparar para sempre ter estoque de comida, seja em feno, seja em silagem, ou outras alternativas, e estar organizado para enfrentar as adversidades no campo.

O Senar-RS estará à disposição dos produtores no evento, levando esses dois dias de informação e muita troca de experiência e conteúdo. Segundo Pedro, o objetivo é disseminar conhecimento para que a pecuária se estabeleça com maior produtividade e seja uma parceira da agricultura, atingindo os benefícios das duas atividades na integração da lavoura-pecuária.

O evento é realizado pelo Senar-RS juntamente com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e apoio da Casa Rural e do Sindicato Rural de Piratini. As entidades oferecem almoço gratuito aos participantes no local.

Serviço: “De onde virão os terneiros?”

Quando: 12 de abril, às 8h (Dia de Campo); e 13 de abril às 8h (Seminário)

Onde: o encontro no dia de campo será em propriedades nos distritos de Piratini. No dia 13 de abril será no Parque de Exposições de Piratini

Quanto: entrada franca

Inscrições:

Informações para a imprensa:

Luísa Santini

Padrinho Conteúdo e Assessoria

(51) 9.9928-8882 / luisa@padrinhoconteudo.com

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas