Logo CNA

Tocantins

Curso de Drone estimula novas práticas
20230228181213 drone em miranorte 1

Modernização dos equipamentos e implementos usados no setor agrícola vem ocorrendo em ritmo acelerado em Tocantins

20 de março 2023

Por: ASCOM - Sistema FAET/Senar

A modernização dos equipamentos e implementos usados no setor agrícola vem ocorrendo em ritmo acelerado no Estado do Tocantins. As propriedades rurais que produzem grãos, principalmente, carecem de mão de obra especializada, o que muitas vezes retarda a chegada desses avanços. Com base nessa constatação, o Sindicato Rural de Miranorte e o Senar promoveram uma capacitação que preparou dez profissionais para atuar num segmento em franca expansão: o de uso de drones na atividade agropastoril.

Responsável pelo curso de Operação de Drone, o instrutor do Senar, Ítalo Schelive destacou que a utilização de veículos aéreos não tripulados é uma tendência: “o mapeamento aéreo contribuiu para que se faça uma adubação mais eficiente, facilita a verificação das condições das pastagens, a presença de ervas daninhas, mas os drones serão usados cada vez mais na pulverização, seja com líquidos com herbicidas ou inseticidas”, destacou.

Segundo o instrutor, o serviço tem sido muito procurado no estado e o preço está satisfatório, o que tem gerado muita demanda. O produtor Givaldo Amaral, gostou da experiência do curso. Para ele, o uso de drones é cada vez mais importante para as atividades do dia a dia na fazenda.

O curso tem duração de 40 horas e apresenta princípios básicos de mapeamento e operação de drones em propriedade rurais, com o intuito de auxiliar agentes do campo na produção e fiscalização através de um veículo aéreo não-tripulado.

O presidente do Sindicato de Miranorte, Saddin Bucar e o secretário da Agricultura, Guilherme Bandeira participaram do último dia do curso e destacaram a relevância do treinamento. "O Senar, ofereceu uma ótima oportunidade aos participantes que conheceram e aprenderam mais sobre essa tecnologia”, destacou o presidente.

Matérias Relacionadas