Logo CNA

Acre

Curso “Aproveitamento de Alimentos” renova alimentação da rede educacional em Cruzeiro do Sul
Encczs1

novos preparos da alimentação nas escolas da rede pública, levando em consideração aspectos da origem orgânica dos ingredientes e base nutricional da merenda

2 de setembro 2022

Parceria garantiu a realização do curso em Cruzeiro do Sul. Foto: ASCOM

Reunindo dez participantes na Vila Lagoinha (município de Cruzeiro do Sul), foi realizado o encerramento do curso “Aproveitamento de Alimentos”, oferta de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AC) destinada aos profissionais da merenda escolar na região do Juruá.

encczs2

Oferta irá beneficiar as escolas rurais na região do Juruá. Foto: ASCOM

O curso, encerrado no fim de agosto, foi fruto da parceria entre SENAR, Sindicato Rural de Cruzeiro do Sul, Promotoria de Justiça do município, Pastoral da Igreja Católica, e Regional Educacional BR 364 II. O principal objetivo foi trazer, através da instrutora Rizoneide da Costa, novos preparos da alimentação nas escolas da rede pública, levando em consideração aspectos da origem orgânica dos ingredientes e base nutricional da merenda.

encczs3

Instrutora Rizoneide da Costa. Foto: ASCOM

“Por falta de conhecimento, muitas vezes os alimentos têm algumas partes desperdiçadas. Agora, os profissionais da merenda estão mais preparados para reaproveitar mais dos ingredientes, principalmente as casas, onde geralmente se concentram as proteínas e vitaminas. E fora a beleza visual dos pratos, afinal, nós começamos a degustar com o olhar, com a imagem e as cores”, disse a instrutora Rizoneide.

encczs4

Participantes do curso atuam diretamente na merenda escolar do município. Foto: ASCOM

O curso teve duração total de 24 horas, com certificação validada pelo Ministério da Educação (MEC) – assim como todos os cursos do SENAR – AC. Entre os concludentes, está Maria Vanda Deodato da Silva, moradora da Vila Santa Luzia. Maria Vanda é merendeira da Escola Alfredo Sales, e funcionária da Educação estadual há 27 anos: “Essa foi minha primeira experiência com o SENAR, e agradeço muito a Deus e ao SENAR por essa oportunidade. Com esse aprendizado, incrementamos a merenda e também deixamos a ida das crianças à escola mais saborosa e nutritiva. Através dessa compra direta, estamos prestigiando os produtores que muitas vezes não têm pra quem vender, ou dificuldade de levar a produção à zona urbana para venda.”

encczs5

(ao centro) Marcelo Diógenes, coordenador do SENAR no Juruá. Foto: ASCOM

“Ninguém pode tirar isso o conhecimento de vocês. O SENAR existe por causa do produtor e para o produtor rural. Um evento desses só é possível através de parcerias, e agradecemos a todos que estão envolvidos. Quando juntamos esforços, quem ganha é a comunidade”, afirmou o coordenador do SENAR no Vale do Juruá, Marcelo Diógenes.

encczs6

Participaram do encerramento, junto com a equipe do SENAR e do Sindicato Rural do município, os representantes da Promotoria e da Regional Educacional BR 364 II: o promotor de Justiça Leonardo Santos, e o gestor Auricélio Oliveira da Silva.

encczs7

Leonardo Santos, promotor de Justiça de Cruzeiro do Sul. Foto: ASCOM

“O Juruá tem um terço da população do estado do Acre, ou seja, uma parceria a esse nível é algo importantíssimo para o sustento e desenvolvimento dos produtores rurais. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ainda possui muitas questões para evoluir, melhorar, mas o potencial dele de beneficiar não só os produtores rurais (através da compra da produção diretamente com eles), mas também o desenvolvimento saudável das crianças da rede pública.” – Leonardo Santos, promotor de Justiça de Cruzeiro do Sul

encczs8

Auricélio Oliveira da Silva, gestor da Regional Educacional BR 364 II. Foto: ASCOM

“Muitos nem imaginam o grau da dificuldade que é promover uma educação de qualidade na zona rural. Estou responsável por 11 escolas na região, e as parcerias fortalecem ainda mais a nossa oferta para os jovens do Juruá.” – Auricélio Oliveira da Silva, gestor da Regional Educacional BR 364 II


Matérias Relacionadas