Logo CNA

Cultivo da soja traz qualidade de vida e lucros para produtores de Roraima
Soja da familia leismann 0 509071002015150101271

22 de agosto 2016
Por CNA

Boa Vista/Roraima (22/08/2016) - Todo ano produtores de soja de Roraima se reúnem em um dia para promover a festa da colheita do grão. Em 2016 o Dia de Campo será na Fazenda Luana Luiza, propriedade de Leonir Leismann, agricultor que chegou a Roraima há quatro anos e encontrou no cultivo da soja qualidade de vida e, ano a ano, colhe os frutos e lucros do trabalho.

Leismann conta que trabalhou 28 anos no setor industrial no Mato Grosso e em 2013 migrou para o estado e encontrou na produção da soja o crescimento pessoal e profissional. O produtor se orgulha em receber o Dia de Campo da Colheita da Soja 2016 na Fazenda que adquiriu e apostou o futuro da família. Ela lembra do percurso que fez para chegar à boa safra.

“Quando chegamos aqui não tinha nada, inclusive energia. Escolhemos Roraima por ser um horizonte, um potencial. Aqui temos terras boas, o solo tem produção boa. Acreditei muito nisso. No começo umas das maiores dificuldades era trazer os insumos, que demoravam para chegar, mas hoje tudo melhorou e a tendência é melhorar ainda mais”, recordou.

Este ano serão colhidas na propriedade de Leismann cerca de 45 mil sacas de soja. A produção é vendida para o município de Itaquatiara/AM. A estimativa do lucro é de aproximadamente R$ 3 milhões. Desde o período do plantio à colheita da soja dura em média 90 dias.

A esposa do agricultor, Adriana Leismann, destacou que a escolha de produzir o ‘ouro de Roraima’, como é conhecida soja no estado, foi o marco para a família. Além disso, Adriana se diz ansiosa para mostrar as conquistas aos visitantes do Dia de Campo e produtores que pensam em produzir no estado.

“Enxergamos aqui o potencial produtivo. Aqui tem muita oportunidade, pois é um estado que está para acontecer. Estamos organizando o Dia de Campo para que seja um evento importante para a agricultura, pois vão vir muitas pessoas de outros lugares que podem investir no estado”, destacou.

A colheita da soja da família Laismann ocorrerá no dia 3 de setembro, na Fazenda Luana Luiza, BR-174, Km 473, zona Rural de Boa Vista. São esperadas mais de mil pessoas no evento. Mas, já no dia 2 haverá palestras com especialistas da soja no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR), a partir das 19h.

“Estamos preparando um grande evento. Especialistas vão falar sobre as tendências do agronegócio no Brasil, logísticas para exportação e o que precisa de infraestrutura para tornar Roraima uma plataforma de produção de alimentos”, ressaltou.

A Comissão da Colheita da Soja – composta pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (FAERR), empresários do ramo e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seapa), estima que 72 toneladas do grão devem ser colhidas pelos produtores do estado. O que circulará no estado cerca de R$ 88 milhões.

O presidente da Comissão da Colheita da Soja no Cerrado de Roraima/2016, Marlon Buss, confirmou que os preparativos para receber o público estão em fase final. “Será um dia de celebração para todos os produtores de Roraima e, principalmente, para a economia. Será uma festa muito bonita e à altura de grandes centros. É para chamar atenção das pessoas que querem apostar aqui”, disse.

Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima - FAERR
http://www.faerr-senar.com.br/