Logo CNA

COP-27: Painel debate importância do solo para a segurança alimentar
Whats App Image 2022 11 14 at 09 21 04

Tema foi tratado no Dia do Agro, com participação da CNA

14 de novembro 2022
Por CNA

Sharm el-Sheikh, Egito (14/11/2022) – O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço, participou, na segunda (14), do painel “Segurança alimentar é paz”, realizado na programação do Dia do Agro no Pavilhão Brasil durante a COP-27, que teve como convidado principal o cientista paquistanês Rattan Lal, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007 e do Prêmio Mundial da Alimentação em 2020.

O debate foi moderado pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Cleber Soares, que destacou a importância do tema em um momento que o mundo discute globalmente três temas fundamentais: segurança alimentar, segurança climática e segurança energética.

Rattan Lal ganhou reconhecimento por trabalhos voltados para a agricultura regenerativa e sustentável e para a conservação do solo como fator-chave para questões globais como a adaptação às mudanças climáticas e a segurança alimentar a partir do uso correto e da valorização e conservação do solo.

Imagem

Em sua exposição, ele ressaltou a importância de desenvolver sistemas inovadores para recuperar o meio ambiente e disse que o Brasil pode ter papel fundamental neste processo com o uso dos recursos naturais e uma agricultura inteligente, dando mais eficiência à atividade. “O Brasil pode ser um modelo de liderança global para o sequestro de carbono. O solo é base para este objetivo e esperamos que a COP tenha decisões voltadas para esta questão”.

Os outros palestrantes foram o secretário da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Freire, a da diretora de Sustentabilidade do Ministério da Agricultura, Fabiana Villa.

Em seu discurso, Muni Lourenço destacou que o reconhecimento do país como potência agrícola, ambiental e energética, graças ao trabalho da ciência e da tecnologia e muitos desses conhecimentos, completou, tiveram o cientista Nobel da Paz como referência. “Tudo isso confirma que sustentabilidade ambiental e segurança alimentar caminham juntas”.

Para o representante do Ministério do Meio Ambiente, “muito do que o Brasil é hoje é fruto do entendimento do trabalho do cientista”, fazendo com que o Brasil seja parte da solução do enfrentamento aos desafios das mudanças climáticas e da agricultura inteligente.

Segundo Fabiana, do Mapa, os Programas ABC e ABC+ são iniciativas que mostram o trabalho da agropecuária para adaptação e resiliência do setor em relação às mudanças climáticas, com práticas sustentáveis que buscam, entre outros objetivos, conciliar produção e preservação ambiental com renda e o sequestro de carbono.

Veja aqui o painel

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte