Logo CNA

Amazonas

Conquista histórica: Mapa reconhece 13 municípios amazonenses como livres de febre aftosa sem vacinação
Conquista 1

O documento concedeu o status de livre de aftosa sem vacinação aos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e territórios que compõem o Bloco I do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), constituído pelos Estados do Acre, Rondônia, parte do Estado do Amazonas e parte do Estado de Mato Grosso

15 de agosto 2020

Por: ASCOM - SISTEMA FAEA SENAR FUNDEPEC-AM

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta terça-feira (11), a Instrução Normativa (IN) nº.52 que reconhece como livres de febre aftosa sem vacinação 13 municípios da Região Sul do Amazonas. A vitória conquistada após anos de esforço foi confirmada no Diário Oficial da União (DOU).

O documento concedeu o status de livre de aftosa sem vacinação aos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e territórios que compõem o Bloco I do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), constituído pelos Estados do Acre, Rondônia, parte do Estado do Amazonas e parte do Estado de Mato Grosso.

No Amazonas, a região inserida no Bloco I do PNEFA e que passa a ter o novo status abrange os municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte do município de Tapauá.

Para o presidente da FAEA, Muni Lourenço, a IN representa uma vitória histórica para o setor pecuário amazonense. Segundo ele, esta era uma meta prioritária para o Sistema FAEA SENAR FUNDEPEC/AM e após árdua caminhada, conforme avaliou, o setor privado alcançou esta conquista.

“A FAEA, em nome dos pecuaristas amazonenses, agradece efusivamente a atuação do Governo do Estado, através da Sepror, Adaf e Idam, bem como, ao Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, aqui em nosso Estado representado pela SFA, pelos longos esforços e investimentos realizados para a obtenção dessa conquista”, comemorou Lourenço.

Lourenço reconheceu ainda os esforços dos profissionais do serviço de defesa agropecuária e da iniciativa privada. “Agradecemos a todos esses profissionais, de hoje e de ontem, pela competência e perseverança na missão do melhor para o setor primário amazonense. Avante agropecuária!”, complementou.

Trajetória

Para que a conquista tenha se tornado realidade, uma série de ações foram tomadas ao longo dos anos por diversas entidades, entre elas, a FAEA. Para contribuir com esse objetivo, a FAEA criou o Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Fundepec/AM), realizou a mobilização permanente da classe pecuária em relação à sanidade do rebanho e fez o aporte de recursos para a capacitação de pecuaristas e trabalhadores rurais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Amazonas (SENAR- AR/AM).

Também foram doados equipamentos e materiais para sorologia do rebanho e apoio à despesas emergenciais de trabalhos da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) através do Fundepec/AM. Outro ponto de destaque foi a mobilização e sensibilização política de Governo e Assembleia para a criação da Adaf e a destinação de incremento de orçamentos para o fortalecimento do serviço de defesa agropecuária estadual.

A representação do setor privado nos fóruns e reuniões nacionais e regionais promovidas pelo Mapa sobre o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa PNEFA também foi de fundamental importância além de todas as participações nas reuniões e debates ocorridos a nível de Estado e a interlocução permanente com os órgãos e autoridades públicas em prol do serviço de defesa agropecuária.

Matérias Relacionadas