Logo CNA

Santa Catarina

Conhecimento e inovação investidos na expansão do agro catarinense
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

Sistema Faesc/Senar-SC formou novos técnicos em agronegócio em Campos Novos

13 de fevereiro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

É em uma propriedade rural localizada na Linha Gaúcha, interior do município de Ibiam, no meio-oeste de Santa Catarina, que a jovem Sheila Possera da Silva, de 24 anos, vive com a família. E foi nesta terra que ela viu uma oportunidade de futuro. Filha de produtores rurais, Sheila cresceu aprendendo a amar o campo.

Com base nesse amor, resolveu investir na bovinocultura de leite e para gerir a propriedade de maneira eficiente se inscreveu no Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

Após dois anos de dedicação aos estudos, Sheila e outros 17 colegas se formaram técnicos em agronegócio no polo de Campos Novos. A solenidade ocorreu na última sexta-feira (10), na sede da Associação Atlética Copercampos, e reuniu familiares e amigos para comemorar a conquista do tão esperado diploma.

“Pretendo continuar atuando na agricultura com a minha família e, talvez, no futuro prestar assistência técnica e consultoria em outras propriedades para levar conhecimento às pessoas”, afirma Sheila. Segundo ela, o objetivo é qualificar, cada vez mais, a produção leiteira na propriedade. Tenho amor pela pecuária de leite. Hoje estamos com 14 animais em lactação e produzimos entre 4 mil e 5 mil litros de leite por mês. A intenção é melhorar cada vez mais”, acrescentou.

O Curso Técnico em Agronegócio contou com a parceria do Sindicato Rural de Campos Novos, foi totalmente gratuito aos alunos e é reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). Os profissionais receberam diploma com a chancela do Sistema Faesc/Senar-SC.

DE VOLTA AO CAMPO

Jean Paulo Rigel, de 23 anos, saiu da casa dos pais, localizada na Linha Sul, no município de Ouro, para estudar e trabalhar na cidade. Atualmente trabalha como analista contábil em uma concessionária de veículos. Porém, com o objetivo de voltar para o meio rural e dar continuidade ao trabalho que a família realiza com a avicultura de integração, realizou o Curso Técnico em Agronegócio.

“Optei em fazer o curso pela questão do aprendizado e para ter novas ideias. Foram temáticas acessíveis e que me encheram de novas ideias para investimentos futuros. Atualmente minha família conta com 300 metros de aviário, mas futuramente quero voltar à propriedade e investir em tecnologias e inovações. Além disso, pretendo prestar assistência técnica para outras propriedades”, salientou.

O jovem Julio André da Silva, de 23 anos, também saiu de casa para estudar e trabalhar, mas viu que a atividade no meio rural é o seu futuro. Julio já é formado em Administração e atua em uma instituição financeira no setor do agronegócio, mas o principal foco é auxiliar a família na bovinocultura de corte.

A propriedade, localizada na linha Engenho Novo, no interior de Capinzal, atua com cria de gado de corte. A família possuí 180 cabeças de vaca na fase de cria e tem em torno de 160 terneiros nascidos. O foco da propriedade é na cria e venda de bezerros.

“O curso me trouxe muito conhecimento pessoal e profissional. Pretendo tocar o negócio da família com uma visão mais técnica e especializada na área no melhoramento de pastagens, de genética, entre outros”, citou.

REDUÇÃO DO ÊXODO RURAL

O presidente do Sindicato Rural de Campos Novos, Luiz Sérgio Gris Filho, falou do orgulho e da satisfação com a formatura da segunda turma de técnicos em agronegócio no município. “Estamos entregando a um mercado cada vez mais exigente profissionais extremamente qualificados e preparados para atender as demandas do setor. O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural estão fazendo seu papel de formar e capacitar esses técnicos”, observou.

Ele enfatizou que o agronegócio é a mola propulsora do país e tem grande importância e impacto na economia de Campos Novos. “Esses jovens estão de parabéns porque cada vez que buscam conhecimento estão agregando às propriedades, diminuindo cada vez mais o êxodo rural e mostrando que o agronegócio é forte e vale a pena investir nele”.

O prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, ressaltou a alegria da Administração Municipal em formar novos técnicos em agronegócio em uma parceria de sucesso com o Sindicato Rural e o Sistema Faesc/Senar-SC.

“É uma oportunidade de fortalecer não somente o agronegócio, mas as famílias rurais que permanecem no meio rural com base em conhecimento, tecnologia e todas as informações que o curso oferece. Isso faz com que as pequenas propriedades se desenvolvam. Quando você capacita e potencializa, mostra, através do conhecimento, que é importante o pequeno agricultor gerar movimento econômico, mas ter conhecimento técnico como base”, reforçou.

O presidente da Câmara de Vereadores, João Batista Ramos de Almeida, lembrou que o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC plantou uma semente em Campos Novos quando levou o Curso Técnico em Agronegócio para o município. “Hoje essas sementes estão dando frutos com profissionais preparados para atuar no meio rural. Agradecemos ao presidente por acreditar em nosso município e nos presentear com esse curso”.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, quando surgiu a oportunidade de trazer os cursos técnicos em agronegócio para Santa Catarina, o Sistema buscou disponibilizá-lo em municípios que precisavam de novas atividades econômicas. Atualmente já são 16 polos espalhados pelo estado e mais de mil técnicos formados.

“Nossa alegria é oferecer conhecimento de qualidade aos produtores e filhos de produtores rurais. Sempre que abre uma nova turma destacamos que as preferências das vagas são para pessoas que tenham relação com o setor justamente com o intuito de fortalecer cada vez mais o agro, que é tão importante para Santa Catarina e para o Brasil”, enfatizou.

Pedrozo lembrou aos novos técnicos para que continuem em busca de conhecimento e citou os cursos oferecidos pela Faculdade CNA como uma oportunidade de continuar se aperfeiçoando.

Também prestigiaram a formatura a coordenadora da formação técnica do Senar/SC Kátia Zanela, o supervisor Regional do Senar/SC no meio-oeste, Jeam Palavro, outras lideranças locais, professores e profissionais envolvidos no curso.

SOBRE O CURSO

O Curso Técnico em Agronegócio do Sistema Faesc/Senar-SC prepara os técnicos para atuarem na gestão de propriedades e empresas rurais. Os conteúdos são atuais e condizem com a realidade vivenciada nas propriedades rurais catarinenses. Possui carga horária de 1.230 horas e é dividido em 80% das aulas a distância e 20% presenciais.

Técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e no controle das atividades de gestão do negócio rural fazem parte dos conteúdos abordados. Os encontros presenciais incluem aulas e visitas técnicas em propriedades rurais, o que permite aos alunos conhecerem a realidade do agronegócio de Santa Catarina.

NOVOS TÉCNICOS

Adriana Moreira, Alex Comim, Camila Ângela Turmina, Cleber Terra, Edilse Vieira Branco, Enio Prado Junior, Jean Paulo Rigel, Jonatas Rogério Rodrigues da Silva Junior, Julio André da Silva, Julio Cesar Munaro, Lidiane Brunetta Lesse, Marcelo Milton Bess, Marielen Ivandina Hemple da Luz, Miguel da Silva Lesse, Odatacir Felipe João Marciano, Pricila Chaves Martins e Sheila Possera da Silva.

Matérias Relacionadas