Logo CNA

Acre

Comunidade de Porto Acre é beneficiada com curso de produção artesanal de laticínios

Carga horária da oferta foi de 40 horas e contou com a participação de produtoras rurais da Comunidade São Francisco

29 de outubro 2018

Por: ASCOM/SENAR - Acre

Após cinco dias de atividades, foi encerrado na última sexta-feira (26) o curso de Produção Artesanal de Derivados do Leite, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre) às produtoras rurais do município de Porto Acre.

Mais de 15 variações de laticínios foram produzidos durante o curso. (Foto: ASCOM – SENAR – AC)

O curso, que teve carga horária de 40 horas, teve participação de 12 produtoras rurais da Comunidade São Francisco, localizada no km 10 do Ramal dos Paulistas. O principal objetivo da ação foi mostrar como aproveitar a produção do leite, diversificando os produtos gerados na comunidade e gerando um aumento nas rendas familiares.

Nadir Alves de Souza, 40, uma das participantes do curso, relatou que esta foi a terceira oferta do SENAR para a comunidade, e que o envolvimento de todos foi o que garantiu o sucesso da ação.

Mais de 15 variações de laticínios foram produzidos durante o curso. (Foto: ASCOM – SENAR – AC)

“A oferta e o envolvimento do SENAR com a nossa comunidade foram surpreendentes. Aprendemos a ter conhecimento e gerar lucro com ele. Sugeri às meninas que montássemos uma associação, pois nós, mulheres, temos o poder de decisão e de trabalharmos juntas. É o que eu espero da nossa comunidade. Esperamos que venham outros cursos de aperfeiçoamento”, disse Nadir, que possui mais de 20 anos de atuação na produção rural.

Produtora rural Nadir Alves de Souza. (Foto: ASCOM – SENAR – AC)

Além de explicações sobre o custo para produzir e vender os produtos, foram geradas mais de 15 variações de laticínios durante o curso, incluindo doce pastoso de leite e de soro, leite condensado, licor de leite, iogurte caseiro, requeijão, e queijo coalho.

Marilza Pereira, profissional com 18 anos de experiência, foi a instrutora da oferta do SENAR. (Foto: ASCOM – SENAR – AC)

“Não há dinheiro que pague a satisfação de observar a comunidade aprendendo a rentabilizar adequadamente o próprio esforço. Aqui, nós mostramos como conservar o leite por mais tempo, trazendo também a variedade de produtos que o leite pode gerar. É uma oportunidade ótima para os produtores e para melhorar a vida das comunidades rurais”, destacou Marilza Pereira, instrutora do curso.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas