Logo CNA

Comissão Nacional do Café se reúne em feira internacional em MG
Whats App Image 2022 11 18 at 09 59 22

Eventos climáticos, seguro rural e desafios da atividade foram os principais temas discutidos na quinta (17)

18 de novembro 2022
Por CNA

Brasília (18/11/2022) – A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na quinta (17), na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), para debater, entre outros temas, as principais conquistas do colegiado, problemas climáticos, seguro rural e desafios da atividade.

Na abertura do encontro, o presidente da Comissão, José Edgard Paiva, destacou os assuntos prioritários a serem trabalhados no próximo ano, como seguro contra eventos climáticos (geada, granizo e seca), ferramentas de gestão e acesso a tecnologias.

José Edgard Paiva José Edgard Paiva

O presidente do Sistema Faemg/Senar, Antônio Pitangui de Salvo, afirmou que a instituição está atenta a todas as questões que envolvem o setor cafeeiro. “Precisamos aprimorar nossa postura, buscando novas estratégias para continuarmos sendo uma grande potência. Com inovação, tecnologia e muito trabalho, vamos avançar”.

Em seguida, a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, apresentou as ações e conquistas da Comissão ao longo do ano. Ela citou a aprovação do orçamento recorde do Funcafé, a publicação do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Café Torrado, o lançamento da Pesquisa Cafeeira 2022/23, entre outros pontos.

Raquel também falou sobre os problemas climáticos que vêm desafiando as lavouras de café desde 2020. Neste ano, diversas regiões de Minas Gerais foram afetadas por geadas e granizos, prejudicando a produtividade das lavouras. Diante disso, a CNA e a Faemg elaboraram documentos com orientações aos produtores a respeito do seguro rural.

Sobre esse assunto, o consultor da Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio (Coopercam), Renato Melo, alertou os produtores sobre a importância do seguro rural para proteger a produção e as estratégias de gestão de risco e negociação de preços do café.

Ainda na reunião, o técnico de campo do Senar Rondônia, Darlan Alves, apresentou os impactos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para as famílias atendidas na região Norte do país e os desafios da cafeicultura rondoniense.

Comissão Técnica da Faemg – Na sexta (18), a CNA participou da reunião da Comissão Técnica de Café da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg). Durante o encontro, a assessora Raquel Miranda fez uma palestra sobre o cenário de custos de produção da atividade.

Imagem

“Os cafeicultores sofreram com redução de produtividade e elevação de custos, puxados principalmente pelos altos desembolsos com fertilizantes, mão de obra e gastos gerais. Mesmo com preços recebidos por saca relativamente altos, as margens foram estreitas”, disse.

Além disso, Miranda orientou os produtores em casos de prejuízos nas lavouras em razão de eventos climáticos. “Mesmo com as limitações de contratação e difusão, o seguro rural se torna importante ferrramenta na gestão de riscos climáticos para a cafeicultura, reduzindo o impacto financeiro ao produtor que tenha sua lavoura afetada por essas intempéries”.

Assessoria de Comunicação CNA, com informações da Faemg
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Sistema Faemg/Senar
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação