Logo CNA

Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA se reúne na Hortitec
Hortitec

No encontro, em Holambra (SP) foram compartilhadas experiências sobre a rastreabilidade de vegetais

23 de junho 2023
Por CNA

Brasília (23/06/2023) – A Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA se reuniu na sexta (23), na 28ª Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec), em Holambra (MG), para debater uma série de assuntos relevantes para o setor.

Na reunião, foram compartilhadas experiências sobre a rastreabilidade de vegetais frescos destinadas à alimentação humana, em conformidade com a Instrução Normativa Conjunta nº 02/2018 do Ministério da Agricultura e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O presidente da comissão, Manoel Oliveira, destacou a relevância da rastreabilidade para o setor. "A adoção da rastreabilidade é um momento de profissionalização da cadeia de hortifruti. Um passo fundamental para a segurança do alimento e também para a manutenção e acesso a mercados", destacou.

Durante o encontro, a assessora técnica da CNA, Letícia Barony, apresentou as informações do estudo Rastreabilidade Vegetal, realizado pela CNA, e que teve início na edição anterior da feira.

O estudo capturou e validou desafios e benefícios vivenciados pelos elos de produção e distribuição de frutas e hortaliças, corroborando para os resultados positivos observados por aqueles que realizam a rastreabilidade.

"O estudo identifica alguns pontos, como os desafios vivenciados durante o processo de adaptação. Além disso, reforça o fato de que o produtor que realiza a rastreabilidade, considera a prática positiva para a produção e comercialização", ressaltou Letícia.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, participou do evento e ressaltou que a federação, junto com o Senar, sindicatos e CNA, tem atuado continuamente para a capacitação e orientação dos produtores rurais.

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte