Logo CNA

Comissão Nacional da Região Norte da CNA se reúne na Agrotins
Reuniao comissao regiao norte

Reunião discutiu pautas de interesse do setor na quinta (18)

18 de maio 2023
Por CNA

Brasília (18/05/2023) – A CNA promoveu, na quinta (18), a reunião da Comissão Nacional da Região Norte durante a programação da Agrotins, feira agropecuária que está sendo realizada em Palmas (TO).

Os presidentes da Federação de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Paulo Carneiro, e da Comissão e da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, abriram a reunião que foi realizada em formato híbrido.

Lourenço afirmou que em 2023 as reuniões da comissão serão itinerantes para estreitar ainda mais as relações entre as Federações. A reunião em Palmas foi a segunda do ano. A primeira ocorreu no Pará e a terceira será no Acre.

“É importante para que possamos prestigiar as Federações e conhecer de perto a dinâmica do agro no Estado, além de ouvir as demandas locais. Também precisamos nos unir enquanto região para ganharmos força e enfrentar as questões que surgirem.”

Da esquerda para direita: Francisco de Castro, Muni Lourenço, Giselle Amaral, Paulo Carneiro, José Henrique Pereira (técnico da Comissão) e Vanderlei Silva Da esquerda para direita: Francisco de Castro, Muni Lourenço, Giselle Amaral, Paulo Carneiro, José Henrique Pereira (técnico da Comissão) e Vanderlei Silva

A reunião abordou, entre outros temas, as oportunidades para produtos da Amazônia Legal no mercado externo. A consultora do projeto Agro.BR na região Norte, Giselle Amaral, falou sobre os setores prioritários para o projeto e destacou que há espaço no mercado internacional, principalmente para as frutas produzidas nos Estados da região.

“Queremos que os pequenos e médios produtores saibam que é possível colocar os produtos na pauta exportadora. Existe muita oportunidade para expandir o comércio”, disse.

Em relação a outros mercados, como Ásia e Oriente Médio, o coordenador do escritório da CNA em Dubai, Rafael Gratão, explicou que há muitas oportunidades comerciais na região porque a população local é receptiva aos produtos brasileiros, além de ser também uma porta para os demais países do Golfo Pérsico.

Outro item da pauta foi o sistema de rastreabilidade bovina, apresentado pelo presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco de Castro.

A Comissão também debateu temas como questões ambientais e fundiárias relacionadas à região Norte com o consultor de meio ambiente da CNA, Rodrigo Justus.

Também participaram os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Assuero Veronez, de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, de Roraima (Faerr), Sílvio de Carvalho, e representante do Pará (Faepa), Eliana Zacca.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas