Comissão de Relações do Trabalho e Previdência Social se reúne em Fortaleza
Encontro aconteceu na Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará e debateu temas como desafios trabalhistas e transparência salarial no campo
Brasília (05/12/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na quinta-feira (4), a 7ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social.
O encontro foi realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), em Fortaleza. O presidente da Comissão e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, abriu a programação destacando a importância do diálogo contínuo entre o colegiado e as federações estaduais.
A agenda contou com a palestra do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, desembargador Francisco José Gomes da Silva, que abordou as novas formas de trabalho, a “pejotização” e a competência da Justiça do Trabalho.
Na sequência, o secretário do Trabalho do Ceará e presidente do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset), Vladyson Viana, apresentou as particularidades do estado nas relações trabalhistas, incluindo programas assistenciais e políticas públicas locais.
A Comissão também discutiu temas como o relatório de transparência salarial (obrigatório para empresas com mais de 100 funcionários), a regularização de registros sindicais e a emissão de notas fiscais por sindicatos.
Ao final, o coordenador Trabalhista da CNA, Rodrigo Hugueney, agradeceu a participação dos representantes e reforçou a relevância dos debates “para o fortalecimento da atuação do Sistema CNA em defesa dos empregadores rurais”.