Logo CNA

Paraná

Comissão de grãos da FAEP se reúne em Guarapuava
Infesta C3 A7 C3 A3o percevejo1

Representantes da Comissão de Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas debateram temas como o desenvolvimento das lavouras, vazio sanitário e políticas agrícolas

18 de outubro 2018

Por: Comunicação Social - Sistema FAEP/SENAR-PR

Paraná (18/10/2018) - Produtores e lideranças rurais de todo o Paraná debateram os desafios do setor agrícola durante a reunião da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas da FAEP, realizada nesta quinta-feira (18), na sede do Sindicato Rural de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. Este foi o primeiro encontro do grupo promovido este ano fora da sede da Federação, em Curitiba. O local foi definido a pedido dos produtores, para facilitar a logística e também propiciar a participação no Winter Show , realizado no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, de 16 a 18 de outubro. A feira é considerada o mais importante evento técnico de cereais de inverno do Brasil.

Ao longo da reunião desta quinta-feira (18), os produtores fizeram uma atualização de como estão a colheita da safra de inverno e o plantio da safra de verão. De modo geral, o trigo e outros cereais de inverno, na fase final da safra, sofrem com o excesso de chuva na hora da colheita, com exceção das regiões mais altas, como Guarapuava. Nestas áreas a colheita ocorre mais tarde e a umidade ainda não prejudicou de forma mais significativa, embora comece a dar sinais de preocupação. A chuva também prejudica o avanço do plantio da soja, que em alguns locais, como no Norte, já começa a registrar atraso em relação à média histórica.

Rodolpho Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, enfatizou durante a reunião da comissão que considera de extrema importância realizar os encontros nos lugares onde estão os produtores e elogiou a iniciativa da FAEP. “É fundamental que a Federação e seus representantes vejam de perto o que está acontecendo no interior, direto da fonte, como estamos fazendo aqui. Essa troca de ideias, nesse momento em especial, é muito importante, pois temos diversos desafios a vencer”, pontou.

Ana Paula Kowalski, coordenadora agrícola do Departamento Técnico Econômico (DETEC) do Sistema FAEP/SENAR-PR, lembrou que há um total de 57 membros na comissão hoje, que promovem um monitoramento agrícola constante em território paranaense. “Temos essa forma de nos organizar para que os produtores nos tragam as demandas de cada região. Nosso Estado é muito grande e precisamos desse auxílio para estarmos sempre a par dos acontecimentos. Assim podemos pensar conjuntamente em estratégias eficientes de modo a continuar caminhando em direção ao desenvolvimento da agricultura paranaense”, diz.

Programação

A programação da reunião conta, além da rodada de atualização da situação das lavouras , com um debate sobre a consulta pública da Portaria da Adapar 264/2018. Os produtores também discutem os procedimentos administrativos do Ministério Público junto às instituições financeiras e acompanham uma apresentação das ações da FAEP e da CNA na Política Agrícola Nacional e do Paraná. Estes últimos dois temas são conduzidos pelo assessor da FAEP Pedro Loyola.

Matérias Relacionadas