Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Com legado do pai, produtora rural aprimora produção de gado de corte com Programa FIP Paisagens Rurais
CAPA

Selma Percy Sanches é mais uma personagem do Transformando Vidas

14 de abril 2023

A bovinocultura de corte vai além da rentabilidade para a Selma. Dentista, a produtora rural se desdobra entre a cidade e o campo para honrar uma paixão antiga do falecido pai: a pecuária. Em Bataguassu, a propriedade recebe Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, que através do Programa FIP Paisagens Rurais tem tido bons resultados de pastejo. Vem conhecer este trabalho no #TransformandoVidas desta sexta-feira (14).

Selma Percy Sanches é nascida no estado de São Paulo, mas foi aqui, em solo sul-mato-grossense, que viveu os melhores momentos com o pai. Hoje, a produtora rural já colhe os frutos de um longo trabalho em parceria com o Senar/MS. Selma participa do Programa FIP Paisagens Rurais, da ATeG Bovinocultura de Corte, e junto ao técnico, conseguiu a recuperação de solos, pastos proteicos e alimento garantido para os animais até nas épocas mais secas.

“Nós já viemos com uma vontade de fazer diferente! Melhorar a produção, mantendo um equilíbrio na qualidade nutricional do gado e, consequentemente, no produto final. Mas mesmo com vontade, ainda não tínhamos conhecimento. O Senar/MS apareceu na hora certa. Temos orientações em relação ao manejo do gado, recuperação de solo, produção de estoque de pastagens e por aí vai”, conta Selma.

Com o Programa FIP Paisagens Rurais, Selma também é orientada a preservar o meio ambiente e com isso, conseguiu enxergar benefícios até mesmo para a produção. “A gente tem recebido muita orientação em relação a preservação e plantação de árvores pelo pasto e isso tem trazido um bem-estar significante ao gado”, diz a produtora rural.

“Hoje, temos vários tipos de capim para suprir as necessidades dos animais, como o capim de pastejo. Também temos dez hectares de plantação de capiaçu para a época de seca, então tem alimento para o gado o ano todo.”, completa Selma.

Selma é mãe de três filhos. Um deles, trabalha com ela na propriedade. E é assim que ela pretende manter a tradição na pecuária, passando este legado do pai para as próximas gerações da família.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado

Matérias Relacionadas