Logo CNA

Colombianos visitam Centro de Excelência em Fruticultura do Senar
Abre 191125 182113

Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do país vizinho conheceu experiência brasileira em educação profissional

25 de novembro 2019
Por Senar

Brasília (25/11/2019) – Um grupo de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia (Sena) visitou o Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Juazeiro (BA), de 19 a 22 de novembro, para conhecer o modelo brasileiro de educação profissional com foco nas inovações tecnológicas.

O Sena é a instituição responsável pela educação profissional no país e o interesse deles foi entender, também, como funciona a relação do Senar com o setor produtivo para a realização das atividades educacionais práticas.

IMG 20191120 WA0044

“O grupo quis saber se o desenho curricular do curso técnico contempla as inovações tecnológicas do processo produtivo e se essas inovações estão presentes na aprendizagem dos alunos,” afirmou Maria Cristina Ferreira, coordenadora de Educação Formal da Diretoria de Conhecimento e Inovação do Senar.

“O SENA trabalha com o planejamento estratégico de qualificar as pessoas para o trabalho do futuro, entendendo os desafios dados pela educação 4.0, que requer uma aprendizagem mais ativa”, ressaltou.

IMG 20191120 WA0026

Participaram da visita o subdiretor do Centro de Formação Agroindustrial La Angostura, Cândido Herrera, o subdiretor do Centro Agropecuário e de Biotecnologia El Porvenir, José Nicolás Barrios Sierra, e o subdiretor do Centro Internacional de Produção limpia, Pedro Pablo Bastida, além de representantes da Regional do Senar na Bahia.

Durante a semana, foram realizadas reuniões de trabalho, visitas aos produtores locais e encontros com os alunos do Centro de Fruticultura.

Reuni C3 A3o com alunos

“Segundo eles, o Senar tem uma relação direta com o setor que representa e o diferencial para oferecer uma formação técnica e profissional orientada para as reais necessidades das profissões agropecuárias brasileiras, atuais e futuras. Para nós a visita possibilitou o conhecimento e a troca de experiências educacionais. Inclusive, discutimos a possibilidade de um intercâmbio futuramente entre os centros das duas instituições,” afirmou Maria Cristina.

A visita foi organizada pelo Centro Interamericano de Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional (Cinterfor/OIT), responsável por organizar e promover diálogos sobre formação profissional entre os países da América Latina.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas