Logo CNA

Mato Grosso

Escola Agrícola Ranchão encerra 7ª Semana Tecnológica em Nova Mutum
Whats App Image 2023 09 18 at 15 59 57

Mais de 100 estudantes participaram do evento

18 de setembro 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

Encerrou na sexta-feira (15.09), a 7ª edição da Semana Tecnológica da Escola Agrícola Ranchão, em Nova Mutum. Mais de 100 estudantes participaram do evento que movimentou a unidade com palestras e ampliou o conhecimento dos futuros técnicos em agropecuária.

Essa é a segunda Semana Tecnológica sob administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Segundo o coordenador de estágio, Sérgio Ricardo, é nitida a evolução do evento ao longo dos anos. "Quando começamos a Semana há oito anos, apresentávamos com cartolina. Hoje temos uma estrutura de painel de led e vemos o quanto estamos melhorando para os nossos alunos", destacou.

O Superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, participou da cerimônia de encerramento do evento. Segundo o gestor, ainda há muitas melhorias por vir. "Já estamos planejando obras de infraestrutura para melhorar o ambiente de aprendizado na Ranchão. E a nossa proposta também é expandir esse modelo de trabalho para outros municípios. Uma forma do Sistema Famato/ Senar contribuir para o aumento da capacitação de mão de obra para o campo", explicou.

De acordo com o prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, a decisão de trazer o Senar-MT para dentro da escola foi bastante assertiva. "A comunidade apoiou prontamente e hoje já estamos colhendo bons resultados dessa parceria que tanto contribuiu para a nossa região", afirmou.

Natália Fernanda Gomes está cursando o 2° ano de técnico em agropecuária na unidade escolar. Representando os estudantes, ela agradeceu todos os investimentos na educação dos jovens. "São dois anos de muito crescimento pessoal e profissional. Vemos que está evoluindo mais a cada ano e queremos retribuir esse investimento sendo orgulho para essa escola" discursou a aluna.

A Semana Tecnológica ocorreu de 11 a 15 de setembro e trouxe palestras de representantes de instituições e órgãos relacionados ao setor agropecuário. Dentre os temas abordados estiveram produção animal e vegetal, vigilância sanitária, gestão de propriedades rurais, recuperação de solos etc.

Para a diretora da unidade, Lucivani Borsatto, o conhecimento não se restringirá a Nova Mutum, mas sera replicado em todo o estado. "Recebemos alunos de vários municípios e consequentemente acabamos por contribuir com a formação de profissionais que trabalharão em todos o estado, não apenas no nosso município", explicou.

Matérias Relacionadas