CNA se reúne com governo dos Emirados Árabes Unidos

Encontro aconteceu na quinta (6), na sede da entidade, em Brasília (DF)

Por CNA 7 de novembro 2025
Compartilhe:
54906334841 7f0cebc769 k

Brasília (07/11/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu, na quinta (6), a visita de representantes da vice-presidência dos Emirados Árabes Unidos (EAU) parar discutir o fortalecimento do comércio bilateral e as negociações do Acordo Mercosul–EAU.

A chefe da delegação, Salwa Hammami, ressaltou que a missão ao Brasil tem como objetivo ouvir os pleitos do setor privado nacional e consolidar o apoio às negociações do acordo, com conclusão prevista para 2025.

Segundo Salwa, “o acordo Mercosul–EAU é um passo essencial para estreitar laços econômicos, ampliar a parceria entre as nações e promover maior cooperação bilateral”.

A diretora adjunta de Relações Internacionais da CNA, Fernanda Maciel Carneiro, destacou a importância estratégica dos Emirados para o agro brasileiro. “Os EAU já ocupam a 6ª posição como destino das exportações do setor”.

Imagem

Para Fernanda, essa relação tem potencial para crescer ainda mais com o acordo, que abre portas para diversificação da pauta exportadora e consolida a presença brasileira em um mercado de alta renda, embora desafios logísticos ainda precisem ser superados.

Dados – Os Emirados Árabes Unidos são hoje um hub comercial para toda a região do Golfo Pérsico, com demanda crescente por alimentos de qualidade. Em 2024, carnes, açúcar, celulose e café lideraram as vendas brasileiras para o país.

Fernanda explicou que, além do comércio, os EAU representam uma porta de entrada para investimentos em infraestrutura, logística e energia renovável.

Áreas de atuação relacionadas