Notícias
CNA se reúne com comissão do Parlamento Europeu
Delegação está no Brasil para uma série de reuniões
Brasília (21/06/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (19), de um encontro com integrantes da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar do Parlamento Europeu (ENVI), realizada na sede da Delegação da União Europeia, em Brasília.
A comitiva cumpre uma agenda de compromissos com autoridades governamentais, representantes do setor empresarial e organizações da sociedade civil em Brasília e na cidade de Belém.
O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, participou do encontro junto com o presidente da Delegação da ENVI ao Brasil, Nils Torvalds, os deputados Esther de Lange (Holanda), Bas Eickhout (Holanda), Delara Burkhard (Alemanha), Silvia Sardone (Itália), Emmanouil Fragkos (Grécia) e Alexander Bernhuber (Áustria).
O vice-presidente da CNA, Muni Lourenço, falou sobre a realidade do agro brasileiro, destacando a importância de políticas inclusivas, principalmente na região amazônica.
Ao ser questionado sobre o papel do Fundo Amazônia, Muni Lourenço, que também preside a Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), afirmou que o financiamento deve ser direcionado a projetos de regularização fundiária e ter foco na melhoria da situação econômica de quem vive na região.
Em relação ao acordo Mercosul-União Europeia, Nils Torvalds disse que as negociações em bloco precisam levar em consideração as diferentes estruturas e realidade dos países.
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, também esteve na reunião e destacou que a entidade é favorável ao acordo desde que garanta acesso a mercados e que outras legislações, que estão sendo discutidas paralelamente, como a Lei-Antidesmatamento, não restrinjam o comércio de uma das partes.
A Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar desempenha papel decisivo na definição do quadro legislativo para a União Europeia alcançar, até 2050, a neutralidade em termos de carbono. Além disso, tem entre as suas prioridades trabalhar em assuntos relacionados com a biodiversidade, economia circular, saúde pública, segurança alimentar, qualidade do ar e da água e a utilização de produtos químicos e pesticidas.
Além da CNA, participaram do encontro representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Pacto Global.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte