Logo CNA

CNA se reúne com comissão do Parlamento Europeu
Whats App Image 2023 06 19 at 11 24 03

Delegação está no Brasil para uma série de reuniões

21 de junho 2023
Por CNA

Brasília (21/06/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (19), de um encontro com integrantes da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar do Parlamento Europeu (ENVI), realizada na sede da Delegação da União Europeia, em Brasília.

A comitiva cumpre uma agenda de compromissos com autoridades governamentais, representantes do setor empresarial e organizações da sociedade civil em Brasília e na cidade de Belém.

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, participou do encontro junto com o presidente da Delegação da ENVI ao Brasil, Nils Torvalds, os deputados Esther de Lange (Holanda), Bas Eickhout (Holanda), Delara Burkhard (Alemanha), Silvia Sardone (Itália), Emmanouil Fragkos (Grécia) e Alexander Bernhuber (Áustria).

O vice-presidente da CNA, Muni Lourenço, falou sobre a realidade do agro brasileiro, destacando a importância de políticas inclusivas, principalmente na região amazônica.

Ao ser questionado sobre o papel do Fundo Amazônia, Muni Lourenço, que também preside a Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), afirmou que o financiamento deve ser direcionado a projetos de regularização fundiária e ter foco na melhoria da situação econômica de quem vive na região.

Em relação ao acordo Mercosul-União Europeia, Nils Torvalds disse que as negociações em bloco precisam levar em consideração as diferentes estruturas e realidade dos países.

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, também esteve na reunião e destacou que a entidade é favorável ao acordo desde que garanta acesso a mercados e que outras legislações, que estão sendo discutidas paralelamente, como a Lei-Antidesmatamento, não restrinjam o comércio de uma das partes.

A Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar desempenha papel decisivo na definição do quadro legislativo para a União Europeia alcançar, até 2050, a neutralidade em termos de carbono. Além disso, tem entre as suas prioridades trabalhar em assuntos relacionados com a biodiversidade, economia circular, saúde pública, segurança alimentar, qualidade do ar e da água e a utilização de produtos químicos e pesticidas.

Além da CNA, participaram do encontro representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Pacto Global.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte