Logo CNA

CNA reúne produtores de café arábica no município de Capelinha (MG)
CAFC389 190517 195601

Técnicos do Projeto Campo Futuro levantaram os custos de produção da cultura

17 de maio 2019
Por CNA

Brasília (17/05/2019) – Para levantar os custos de produção da cafeicultura, técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA) estiveram na sexta (17), no município de Capelinha, em Minas Gerais.

A iniciativa faz parte do Projeto Campo Futuro, cujo objetivo é reunir informações estratégicas das propriedades modais (típicas) para conhecer a realidade das regiões e auxiliar os produtores na gestão do negócio.

Segundo o assessor técnico da CNA, Maciel Silva, os resultados prévios do painel de café arábica apontaram um aumento de 5% nas despesas com fertilizantes e 13% nos custos com colheita.

“Essas altas nos custos de produção resultaram no aumento de 7% no Custo Operacional Total da região. O aumento, somado a redução de 21% no valor da saca resultou na redução significativa da margem bruta que era positiva”.

O produtor de café Antônio Cláudio afirmou que o projeto é importante para acompanhar o que está sendo feito na propriedade rural. “A planilha apresentada auxilia no dia a dia da produção, pois mostra onde estamos errando ou acertando”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação