Logo CNA

CNA recebe visita de produtores rurais da Romênia
Palestra Thiago Masson

Comitiva do país europeu conheceu estrutura e ações da entidade

19 de fevereiro 2019
Por CNA

Brasília (19/02/2019) - Um grupo de produtores de milho e de soja da Romênia visitou a sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília, na segunda (18). A comitiva, formada por 24 agricultores de diversas partes do país do leste europeu, veio conhecer as ações realizadas pela entidade e os avanços alcançados pela agropecuária brasileira nos últimos anos.

“O interesse deles é entender a importância da organização dos produtores rurais para esse boom do agronegócio brasileiro nas últimas décadas. O modelo CNA/Senar vem chamando a atenção lá fora”, afirmou o assessor de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Thiago Masson.

Um dos destaques do encontro foi uma palestra sobre a cadeia produtiva do milho no Brasil. Os altos índices alcançados, a possibilidade de fazer duas safras no mesmo ano e as vantagens obtidas com o uso de transgênicos chamaram a atenção dos produtores romenos.

“Acredito que nós conseguimos passar para eles um caminho de como investir em tecnologias, transgenia, adubação e assistência técnica. Tudo isso vem agregar para que eles também consigam crescer em índices produtivos”, disse o coordenador de produção agrícola da CNA, Alan Malinski.

O ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, também participou do encontro.

Apesar da realidade da produção agropecuária da Romênia ser bem diferente da brasileira - especialmente em razão do tamanho, do clima e das tecnologias utilizadas -, os visitantes elogiaram a experiência. Entre as iniciativas que eles pretendem levar para a Europa está o modelo de organização da CNA.

“A CNA é uma grande instituição e muito importante. Existem aprendizados que eu vou levar o para o meu país”, declarou o agricultor romeno Cátálin Parii.

O produtor rural Stefan Moraru ficou impressionado com a estrutura e a representatividade da CNA. Segundo ele, associações semelhantes ainda estão iniciando na Romênia.

“É muito importante entender como vocês conseguiram se organizar dessa maneira para que possamos fazer algo parecido na Romênia”, destacou.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas