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CNA realiza webinar sobre comércio eletrônico no Sudeste Asiático
Capacitação, realizada na terça (18), faz parte das ações do Projeto Agro.BR
Brasília (18/04/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na terça (18), um webinar sobre o contexto do comércio eletrônico no Sudeste Asiático, com foco em Singapura. O país é considerado uma das principais portas de entrada de produtos brasileiros para o competitivo mercado asiático.
Na abertura, a assessora de Relações Internacionais da CNA, Camila Sande, afirmou que o webinar faz parte de uma série de seminários e capacitações que estão sendo realizados dentro do Projeto Agro.BR, desenvolvido pela Confederação em parceria com a Apex-Brasil para internacionalização de pequenos e médios produtores do agronegócio brasileiro.
O Agro.BR conta com o apoio dos escritórios internacionais da CNA, localizados em Dubai, Singapura e Xangai. A palestra principal foi feita pela representante do escritório da CNA em Singapura, Angela Torres, e contou com participação do assessor Roberto Vale.
O encontro foi dividido em duas partes - panorama do Sudeste Asiático e comércio eletrônico. Na primeira, a representante da CNA, apresentou o contexto da economia digital na região. Ela falou sobre as especificidades da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e apresentou dados sobre as condições demográficas, acesso à internet e conectividade de população e crescimento da economia digital.
“Há um crescimento de usuários de Internet, onde 73% da população tem acesso à internet. A economia digital é um modo de vida na Asean. Até 2020, foram gerados US$ 200 bilhões em negócios, com uma taxa de crescimento de 20% ao ano e vai continuar a crescer”.
Segundo ela, o comércio eletrônico abre uma grande oportunidade onde o mercado pode ser gerenciado com o uso da tecnologia em soluções logísticas e rastreamento do consumidor.
Na segunda parte da palestra, Angela Torres abordou o contexto dessa forma de comércio no Sudeste Asiático, apresentando estudos sobre o crescimento do e-commerce e sobre os perfis de comprador e vendedor online da região.
A representante da CNA apresentou o crescimento do comércio eletrônico na Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã. “Essa modalidade de comércio cresceu muito, em especial no pós-pandemia e apresenta boas oportunidades para a entrada de produtos brasileiros”, destaca.
De acordo com Angela, o Sudeste Asiático tem um ambiente favorável para o e-commerce, com plataformas digitais, logística, serviços financeiros e soluções de ferramentas digitais para aumentar a produtividade das operações.
De acordo com Camila Sande, o objetivo da realização do webinar foi deixar mais claro, para o produtor rural com potencial exportador, o caminho de acessar esse mercado internacional do Sudeste Asiático por meio do comércio eletrônico.
“A CNA tem atuado fortemente nesses mercados, de forma planejada por meio do Agro.BR, com capacitações, estudos, realizações de missões, rodadas de negócios e fomento à exportação para esses países e oportunidade de negócios para produtores rurais de todo o país”, disse.
O mercado de Singapura e demais países do sudeste asiático têm tido crescimento relevante para os exportadores de produtos agropecuários brasileiros. Em 2022, as vendas para a Asean, bloco econômico que integra países da região tiveram um aumento de quase 40%.
A Asean é um bloco de 10 países na região do Sudeste Asiático, com uma população de mais de 663 milhões de habitantes. A região teve grande progresso econômico nos últimos anos. Atualmente, é a quinta maior economia grande de acordo com seu PIB (US$ 3,348 trilhões), sendo o segundo destino do investimento estrangeiro.
Assessoria de Comunicação CNA
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