Logo CNA

CNA promove capacitação sobre exportação de pescados
Tilapia 220427 221010

Iniciativa do Projeto Agro.BR contribui para facilitar acesso de pequenos e médios empresários rurais ao mercado internacional

27 de abril 2022
Por CNA

Brasília (27/04/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou, na quarta (27), a segunda edição da capacitação online e gratuita do projeto Agro.BR para mostrar o passo a passo do processo de exportação de pescados.

O Agro.BR é um projeto realizado pela CNA em parceria com a Apex-Brasil para capacitar, planejar e viabilizar a geração de negócios internacionais para pequenos e médios empresários rurais brasileiros.

Na abertura, a assessora de Relações Internacionais da CNA, Camila Sande, ressaltou a importância do setor e destacou as oportunidades para os empresários que pretendem comercializar a produção para outros países.

Camila Sande

Camila Sande

“Sabemos dos desafios para as exportações de pescados e produtos aquícolas brasileiros, mas há muitas oportunidades para a abertura de mercados, como os países do Oriente Médio. Essa capacitação é mais um instrumento na preparação para o acesso ao mercado internacional”, disse Camila.

Eduardo Ono

Eduardo Ono

O consultor da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono, mostrou as tendências de crescimento de produção e de consumo dessa proteína animal.

“As espécies mais exportadas da aquicultura brasileira são a tilápia e o camarão. Nós estamos enxergando que são dois produtos que têm ritmo de crescimento de produção mundial elevado porque o consumo alavanca a produção desses alimentos”, explicou o consultor.

Ono ainda detalhou aspectos logísticos, comerciais e questões de sanidade importantes para garantir competitividade nesse tipo de comercialização.

Os requisitos gerais para exportação desses produtos foram apresentados pelo médico veterinário Ives Tavares, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura.

Ives Tavares

Ives Tavares

“Em 2021, o Brasil exportou 78% a mais de peixes em 2021 do que no ano anterior. Nós observamos um grande potencial de crescimento e entre os requisitos para habilitação de empresas exportadoras de pescados estão os procedimentos de rastreabilidade, garantindo o controle e segurança dos produtos”, observou.

O consultor do projeto Agro.BR na Bahia, Roberto Vianna, intermediou os debates.

Nesta quinta (28), a oficina segue com palestra sobre habilitação e certificação de pescado, com a representante do Mapa, Fernanda Michalski. Já a instrutora de Exportação, Cleo Maryam, detalhará a formação de preço para exportação.

Para conhecer o projeto Agro.BR e efetivar a inscrição gratuita, acesse: https://cnabrasil.org.br/agrobr/index

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação