Logo CNA

CNA participa de seminário e se reúne com empresas de alimentos do Japão
Whats App Image 2023 07 28 at 10 03 44

Programação fez parte da missão empresarial do Ministério da Agricultura à Ásia

31 de julho 2023
Por CNA

Brasília (31/07/2023) – A CNA encerrou, na sexta (28), sua participação na missão empresarial do Ministério da Agricultura que esteve na Ásia para uma série de reuniões com empresas de alimentos do Japão e seminário sobre oportunidades para a indústria de proteína animal.

A diretora de Relações Internacionais da Confederação, Sueme Mori, integrou a comitiva, composta por representantes do governo brasileiro, entidades setoriais e parlamentares.

Na quinta (27), o grupo se reuniu com a empresa Prima Meat Packers, que é focada no desenvolvimento de negócios de carnes, presuntos e embutidos e alimentos processados.

À tarde, a programação seguiu com o seminário “Oportunidades e Parcerias para a Indústria de Proteína Animal”, com apresentações do Ministério da Agricultura, da Embrapa, além da Associação Brasileia de Proteína Animal (ABPA) e Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Imagem

Já na sexta (28), Sueme participou de reunião com a empresa Nippon Foods, que demonstrou interesse em comprar mais produtos agropecuários do Brasil. “A empresa está preocupada com o bloqueio das importações de aves produzidas em Santa Catarina, já que muitos restaurantes japoneses dependem dos produtos brasileiros”.

Outra agenda da missão foi com a empresa Zensho, classificada como o 7º maior grupo de food servisse do mundo, em termos de receita.

Imagem

De acordo com a diretora de Relações Internacionais da CNA, assim como na Coreia do Sul, o foco da missão brasileira ao Japão foi ampliar a oferta de suínos para o país; ter o reconhecimento dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Acre como áreas livres de febre aftosa sem vacinação; regionalizar o certificado de sanidade avícola referente à gripe aviária e abrir o comércio para a carne bovina brasileira.

Números – O Japão é destino de 1,98% das exportações totais do Brasil, sendo o 10º parceiro comercial no ranking de importações. Os principais bens agropecuários importados pelo país japonês incluem milho, soja em grãos, carne ou miudezas de frango, trigo e centeio, além de produtos com tabaco ou tabaco reconstituído.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas