Logo CNA

CNA participa de reunião sobre o Plano Nacional da Cultura Exportadora
Whats App Image 2021 10 22 at 09 32 11

Vice-presidente de Relações Internacionais da entidade falou sobre ações que buscam inserir pequenos e médios produtores no comércio exterior

22 de outubro 2021
Por CNA

Brasília (22/10/2021) – O vice-presidente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira, defendeu, na quinta (21), a participação cada vez maior de pequenos e médios produtores rurais brasileiros no comércio internacional e a adoção de ferramentas e ações que ajudem nesse processo.

Gedeão Pereira participou da abertura da 3ª Reunião Virtual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). O PNCE é uma iniciativa do Governo Federal criada para estimular as vendas externas e aumentar o número de exportadores brasileiros por meio de uma ampla rede de apoio, formada por instituições públicas e privadas.

Segundo Pereira, apesar de o Brasil ser o terceiro maior exportador mundial de alimentos, a cultura exportadora no agro brasileiro é recente, com pouco mais de 30 anos. “Ainda estamos aprendendo a lidar com o mercado internacional”.

O vice-presidente falou de algumas ações da CNA para alavancar a presença de pequenos e médios produtores no comércio exterior, como o projeto Agro.BR em parceria com a Apex-Brasil, e o escritório da entidade na China.

Pereira também destacou a importância do PNCE e da plataforma Global Trade Hub (GTH), que constitui uma nova ferramenta ainda em fase de construção voltada para micro, pequenas e médias empresas e que deverá consolidar a oferta virtual de serviços de apoio à exportação, pioneiro na América Latina.

O andamento do GTH foi um dos temas principais da reunião e foi apresentado no encontro. “O GTH representa um novo estágio de maturidade para exportar”, disse o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz.

A plataforma é uma dos instrumentos do Programa de Facilitação de Comércio Brasil-Reino Unido, iniciado em 2019, e vem sendo desenvolvida em parceria com o Ministério da Economia, o Ministério das Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a CNA.

O assessor técnico da Diretoria de Relações Internacionais da CNA, Rafael Gratão, também participou do encontro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte