Logo CNA

CNA participa de reunião sobre a cadeia produtiva de borracha natural
Borracha Natural

Reunião da Câmara Setorial foi realizada na terça (18)

19 de julho 2023
Por CNA

Brasília (19/07/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (18), de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural do Ministério da Agricultura.

A representante da Confederação no colegiado, Elaine Cristine Piffer Gonçalves, e a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, participaram do encontro, que abordou a situação e as perspectivas da atividade no Espírito Santo e as ameaças e desafios do cultivo das seringueiras na Bahia.

Segundo relatos dos participantes, no estado capixaba, apesar de haver alguns pontos desfavoráveis como baixa produtividade, falta de mão de obra e insegurança jurídica nos contratos de parceria, há oportunidades principalmente em relação à demanda por produtos beneficiados, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e possibilidade de plantios em áreas degradadas.

Reunião foi realizada nesta terça-feira (18) Reunião foi realizada nesta terça-feira (18)

Durante a reunião, os membros da Câmara também debateram a preocupação crescente com o declínio de produção de borracha na Bahia devido aos problemas fitossanitários, como o aparecimento de pragas, e também envelhecimento dos seringais.

“As principais alternativas apontadas para a recuperação da produção na Bahia são o uso de clones mais tolerantes e resistentes a pragas e enxertia de copa. Falou-se também no aproveitamento industrial da madeira dos seringais debilitados”, explicou Eduarda Lee.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação