Logo CNA

CNA participa de reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública
Rodney Reuniao Seguranca Florianopolisgeral

Reunião foi realizada na sexta (15), em Florianópolis (SC)

15 de março 2024
Por CNA

Brasília (15/03/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta (15), da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Florianópolis (SC), para tratar sobre segurança no campo.

O consultor de segurança da CNA, Rodney Miranda, fez uma apresentação aos secretários com um panorama do trabalho realizado pela Confederação relacionado às questões de segurança no campo.

Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública

Ele falou sobre o que a CNA tem feito nos últimos anos, além de novas plataformas e proposições, como a formalização de uma parceria entre os órgãos de segurança e os produtores rurais para a melhoria da segurança no campo brasileiro.

Miranda destacou que a proposta de formalização de uma parceria teve apoios dos secretários de segurança pública presentes no encontro. Para Miranda, a troca de experiências sobre a situação nos Estados é importante para difundir iniciativas bem-sucedidas para conter a criminalidade no meio rural.

Em uma possível parceria, o consultor da CNA citou o repasse de informações das secretárias estaduais de segurança pública, via Consesp, para o monitoramento de crimes contra o agro e qualificação das informações, por meio de uma central de inteligência para questões fundiárias da CNA.

Imagem

Estudos – Os estudos de criminalidade no campo do Sistema CNA/Senar, entre 2018 e 2022, apontam algumas constatações como a invisibilidade, por parte do poder público e da sociedade, em relação à situação de insegurança dos produtores rurais do Brasil.

“Os dados relativos aos crimes comuns ocorridos nas regiões rurais brasileiras são insipientes, com ausência de estruturas policiais especializadas e diferenciação de crimes rurais e crimes contra o agro”, destacou.

Durante a reunião, Miranda também apresentou a plataforma de denúncias anônimas contra a invasão de terras. O objetivo da plataforma é estabelecer um canal direto com o produtor e qualificar o monitoramento de invasões de terras, com a validação pelos sindicatos e federações.

“A CNA defende a segurança jurídica dos empreendimentos agropecuários e a paz no campo, além da garantia do direito de propriedade, pois é a base para o produtor rural brasileiro trabalhar com tranquilidade e segurança jurídica”, explicou.

De acordo com o consultor, todas as denúncias serão validadas pelas Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária e pelo respectivo sindicado rural do município afetado.

O Consesp reúne todos os secretários de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal. Durante o encontro, foram realizados debates e deliberações sobre pautas de alcance nacional. O Conselho também desenvolve grupos de trabalho com o objetivo de produzir e publicar estudos e diagnósticos para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas com o tema segurança.

A CNA participará da próxima reunião do Consesp, prevista para maio, em Brasília (DF), onde será discutida a proposta de formalização de parceria.