Logo CNA

CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Leite do Mapa
49985695407 8fe383e791 c

Colegiado se reuniu na quarta (16)

17 de novembro 2022
Por CNA

Brasília (17/11/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (16), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, do Ministério da Agricultura, para discutir qualidade do leite, mercado e melhoramento genético.

O encontro virtual foi conduzido pelo presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação, Ronei Volpi.

Os resultados do trabalho da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa no controle de mastite em rebanhos de tamanhos diversos foi um dos temas debatidos.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Guilherme Souza Dias, a mastite bovina é uma das principais causas de elevadas contagens de células somáticas (CCS) do leite, que comprometem a qualidade e impactam o rendimento industrial.

“Os casos clínicos são de fácil identificação, mas o grande desafio é o controle e monitoramento sistemáticos de infecções subclínicas”, disse.

O gerente do Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná (Parleite), José Augusto Horst, apresentou os dados referentes ao monitoramento de CCS em rebanhos de 29 até mais de 2 mil animais em lactação. Os resultados indicam que é possível manter a contagem de células somáticas abaixo de 150 mil UFC/ml, independentemente do tamanho do rebanho.

Imagem

Entretanto, segundo Augusto, tais resultados somente são possíveis com o monitoramento sistemático, geração de informação e diagnóstico dos agentes causais, que direcionarão a atuação da assistência técnica.

“O cumprimento da legislação referente à qualidade do leite, prevista nas INs 76 e 77/2018, assim como a capacitação de produtores, colaboradores e técnicos e a adoção de políticas de bonificação por qualidade pelos laticínios são fundamentais para os bons resultados”, comentou Horst.

Outro tema tratado na reunião foi a atualização dos dados do Observatório da Qualidade do Leite, que traz informações sobre a qualidade do leite nacional com base nos resultados das análises das amostras do leite cru refrigerado, avaliados pela Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite (RBQL) em todo o país.

No encontro, a CNA e membros da Câmara Setorial sugeriram ao Ministério da Agricultura que os dados sejam correlacionados com o volume das amostras a que representam, com o objetivo de qualificar ainda mais as informações e apresentar uma análise mais representativa da situação atual no que diz respeito a qualidade do leite brasileiro.

O cenário da produção e importação de leite também esteve na pauta. A retração da produção nacional, associada às cotações internacionais mais atrativas, favoreceu o aumento das importações de leite nos últimos meses. “Nesse cenário de recuperação da produção foram discutidas medidas para mitigar os impactos dessas importações para o mercado brasileiro”, afirmou o presidente da Comissão da CNA, Ronei Volpi.

A Câmara Setorial debateu os programas de Melhoramento de Gado Leiteiro no Brasil da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), incluindo o histórico, resultados e perspectivas para ampliação da produção com diferentes raças leiteiras.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas