Logo CNA

CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas
Floresta planatada2

Reunião aconteceu na quarta (1º)

1 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (01/11/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (1º), de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA, Moacir Reis, e a assessora técnica, Eduarda Lee.

Durante a reunião, o colegiado acordou por indicar ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o nome da presidente da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIG), Adriana Maugeri, para a presidência da Câmara. Ela também é integrante da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA.

Na ocasião os membros trataram sobre as especificidades da legislação da Mata Atlântica e do Código Florestal Brasileiro. Também foram abordados aspectos relacionados à certificação do processo de tratamento da madeira.

No encontro, o colegiado debateu também possíveis alterações na Lei nº 9.456/1997, que institui a Lei de Proteção de Cultivares. O grupo discutiu a proposição de extensão do prazo de proteção de cultivares de espécies florestais de 18 para 25 anos, proposta prevista em projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, e pleiteada pelas entidades de pesquisa, que requerem mais investimentos para obtenção de materiais novos e mais produtivos.

Segundo Eduarda, a CNA tem trabalhado o assunto com todas as cadeias produtivas respeitando as especificidades de cada setor. “Entendemos que, para as espécies florestais, o pleito do setor é por sua extensão”, destacou a assessora técnica.

Também no encontro, o deputado federal Lucas Redecker (PSDB-RS), relator do substitutivo do Projeto de Lei (364/19) falou sobre o desenvolvimento da pauta que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa dos campos de altitude associados ou abrangidos no bioma da Mata Atlântica.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação