Logo CNA

CNA participa de reunião da Câmara Setorial da Cachaça do Mapa
14 04 cachaca

Reunião foi realizada na terça (10)

11 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (11/10/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (10), de reunião da Câmara Setorial da Cachaça do Ministério da Agricultura (Mapa) para debater, entre outros temas, a reforma tributária e o registro de indicações geográficas.

Estiveram presentes no encontro o representante da CNA na Câmara Setorial, Roger Sejas, e as assessoras técnicas Eduarda Lee e Marina Zimmermann.

Durante a reunião, a CNA fez uma atualização da discussão da reforma tributária no Congresso Nacional, pontuando as principais preocupações do setor e os possíveis impactos do Imposto Seletivo, uma das propostas do texto em tramitação.

Para Eduarda Lee, as principais preocupações do setor produtivo da cachaça em relação à reforma tributária é a perda da competitividade do produto e as alíquotas que incidirão sobre a bebida, que serão definidas por lei complementar.

Sobre as indicações geográficas da cachaça, Roger Sejas, representante da CNA, destacou que a formalização da cachaça, além do Decreto nº 4062/2001, é importante para reconhecimento e valorização mundial do produto.

Ele explicou que o próprio INPI tem determinado esse caminho, por meio da Portaria nº 06/2022, que estabelece as condições para o registro da Indicação Geográfica (IG).

Já a assessora técnica Marina Zimmermann ressaltou que o registro da IG no INPI é uma segurança processual, e que a intenção da CNA é debater o tema no sentido de fortalecimento da indicação.

“As indicações geográficas garantem a procedência do produto, suas características e também o seu processo de produção, de forma padronizada e constante”, disse.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação