Logo CNA

CNA participa de reunião da Câmara Setorial da Borracha Natural
25513942397 35543aba46 c

Grupo se reuniu na quinta e abordou temas ligados à heveicultura

15 de julho 2022
Por CNA

Brasília (15/07/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (14), da Câmara Setorial da Borracha Natural do Ministério da Agricultura (Mapa), que abordou a sustentabilidade e os benefícios da cadeia.

O grupo discutiu como a heveicultura tem contribuído com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Além disso, foram apresentados modelos de sistemas agroflorestais, com a inserção da seringueira integrada a cultivos de banana e cacau, por exemplo.

“Foram demonstrados dados que comprovam a evolução positiva do aporte de carbono no solo e nas árvores quando da instalação desses sistemas ao longo dos anos”, afirmou Eduarda Lee, assessora técnica da CNA.

Discutiu-se também a necessidade de priorizar o registro de novos defensivos agrícolas para a heveicultura, principalmente porque novas pragas e doenças já acometem a seringueira em importantes produtores mundiais como Indonésia, Índia, Tailândia, Sri Lanka e China.

No Brasil, estudos e o monitoramento dessas pragas e doenças estão sendo realizados para evitar suas ocorrências e disseminação, como é o caso do fungo Pestalotiopsis sp. que causa desfolhamento precoce e severo das árvores. A representante da CNA na Câmara Setorial, Elaine Cristine, está colaborando com o monitoramento da doença, realizando visitas técnicas a produtores rurais.

A Câmara também tratou da construção de uma moeda digital como ferramenta de transação de créditos de carbono, visando à geração, comercialização, doação e utilização de ativo ambiental digital gerado por meio do sequestro de carbono na atividade, de forma rastreável, segura e economicamente viável.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas